Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2013 / Dezembro / 10 / [Grécia] Atenas: Iniciativa anarquista em solidariedade com Spyros Stratoulis, preso em greve de fome desde 11 de novembro

[Grécia] Atenas: Iniciativa anarquista em solidariedade com Spyros Stratoulis, preso em greve de fome desde 11 de novembro

By A.N.A. on 10 de Dezembro de 2013

banner-in-the-town-of-agrinio
O companheiro Spyros Stratoulis está encarcerado nas prisões gregas desde os 17 anos, estando sob um peculiar regime de sequestro durante quase 22 anos. Estas 2 décadas têm lutado contra a podridão do sistema penitenciário, destacando sua face hipócrita e exigindo dignidade. As dezenas de textos assinados por ele ao longo destes anos, suas denúncias pelas condições do encarceramento, suas greves de fome e abstenções da comida da prisão, são só alguns exemplos da longa lista de lutas que têm levado. E, tudo isto, com um grande custo.

Apesar de sua longa estadia no cárcere, Spyros contava com o benefício da saída da prisão só há 2 anos. Entre 2008 e 2010, lhe impuseram a prisão preventiva a espera de julgamento pela revolta de 2007, que ocorreu em várias prisões gregas após a surra em um preso anarquista (Yannis Dimitrakis) nas mãos dos carcereiros. Isto resultou nas repentinas respostas negativas/repentinas represálias a suas solicitações de permissão de saída, assim como um sem fim de horas de isolamento, por considerá-lo, as autoridades penitenciárias, um preso perigoso.

Em julho de 2012, se iniciou uma operação organizada pela chefatura de polícia da cidade de Tessalônica, atacando casas, ateneus e okupas, detendo e perseguindo dezenas de compas, acusados de pertencer à suposta “organização criminosa de ateneus de Tessalônica”. O enorme arquivo judicial se baseia exclusivamente em interceptações de chamadas telefônicas.

Quase um ano depois, em abril de 2013, o compa Spyros Stratoulis foi chamado para declarações ante o fiscal por este caso. Seu processo se baseia em escutas telefônicas de terceiros. Apesar do fato de que não lhe impuseram a prisão preventiva nem condições restritivas por este caso, lhe aplicaram de maneira automática o parágrafo do artigo 55 do código penal, segundo o que está pendente o juízo por um delito maior. Mediante a aplicação deste parágrafo, não só lhe tiraram a permissão de saída que tinha periodicamente e que conseguiu com sua luta, senão também lhe bloquearam o direito de solicitação de suspensão da pena que poderia ter apresentado em setembro (liberdade condicional), e seguirá na prisão a espera de julgamento. Isto significa que há uma grande possibilidade de que seja obrigado a cumprir o limite máximo de encarceramento, quer dizer, 25 anos, esperando que o caso vá a julgamento.

Spyros está em greve de fome desde segunda-feira, 11 de novembro de 2013. Desta maneira, exige que cesse de imediato todos os processos antes mencionados e reclama a extinção da pena para que lhe restituam as permissões de saída.

Como mostra em solidariedade com a luta de Spyros, começou uma greve de fome o anarquista Rami Syrianos, desde o dia 21 de novembro, preso no cárcere de Domokos, e desde 25 de novembro Ergün Mustafa e Michalis Ramadanoglou, presos nos cárceres de Malandrino e Grevena, respectivamente.

A militância e a ética que têm mostrado o compa, todos estes anos, não poderia ser maior, ficaremos a seu lado em cada luta por dignidade e liberdade.

Não deixemos a ninguém só em mãos do Estado.

Restituição imediata das permissões de saída.

Fim ao processo contra ele.

Iniciativa anarquista pelo grevista de fome Spyros Stratoulis

Nota: Desde 27 de novembro, 22 presos do módulo 2 da prisão de Larissa, assim como 13 presos da ala B1 do cárcere de Grevena, se abstém da comida da prisão em solidariedade com os 4 grevistas de fome, Spyros Stratoulis, Rami Syrianos, Ergün Mustafa e Michalis Ramadanoglou. Foram publicados numerosos textos e tem havido gestos em solidariedade com a luta de Spyros Stratoulis. Entretanto, os solidários informam que o preso Spyros Stratoulis foi transferido ao hospital, que se encontra fora da cidade de Larissa em 2 de dezembro e, no dia seguinte, foi devolvido à prisão de Larissa.

Tradução > Sol de Abril

Notícia relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/12/03/grecia-o-preso-politico-anarquista-spyros-stratulis-esta-em-greve-de-fome-ha-quase-um-mes/

agência de notícias anarquistas-ana

portas batendo
fugindo da chuva
o vento

Alonso Alvare

Compartilhe:

Posted in Mundo | Tagged Grécia, Solidariedade

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários