Em Primeiro de Maio de 2014 aparecerá o Dicionário Biográfico do Movimento Libertário Francófono. Você já pode fazer a subscrição!
A coleção do Maitron, célebre dicionário biográfico do movimento operário, já cinquentenária, propôs um novo volume consagrado aos anarquistas. Seu fundador, Jean Maitron, foi o primeiro historiador na França do movimento libertário, e fez entrar a história do anarquismo na Universidade. Fruto de um trabalho coletivo iniciado por Claude Pennetier (Pesquisador no CNRS, diretor do Maitron) e Huges Lenoir (Rádio Libertária), depois coordenado por Marianne Enckell, Rolf Dupuy, Anthony Lorry, Anne Steiner e Guillaume Davranche, esse docionário pretende celebrar um século e meio de luta, restaurando-lhes o lugar aos principais atores do movimento libertário: as militantes e os militantes.
Cinco centenas de biografias, das quais sessenta são ilustradas, foram selecionadas para o dicionário, com o fito de obedecer à diversidade do movimento libertário. Essas vidas exigentes, intensas, “alegres”, diria Léo Ferré, às vezes trágicas, testemunhas dos diferentes períodos, meios e formas de engajamento libertário: dos anarquistas mais célebres (Proudhon, Louise Michel) aos percursos mais modestos; artistas e cantores (Pissaro, Ferré, Brassens, Cros) misturam-se aos teóricos (Grave, Faure), os ilegalistas e “[França] Dicionário Bibliográfico do Movimento Libertário Francófono
Delza Faldinipropagandistas pelo fato” (Bonnot, Ravachol), coabitam com as figuras fundadoras do sindicalismo revolucionário (Pelloutier, Monatte). A equipe de redatores desejou ultrapassar as fronteiras francesas integrando as biografias de militantes suíços, belgas, quebequenses, emigrados para os Estados Unidos ou militantes cujo impacto ou papel na França foram muito importantes (Bakunin, Nettlau).
Ao dicionário impresso se juntam mais de 2500 biografias consultáveis no sítio Maitron-on-line, ao quais os compradores e assinantes terão acesso.
Subscrição, aqui:
http://florealanar.files.wordpress.com/2013/12/bon-souscription-anarchistes-bat.pdf
agência de notícias anarquistas-ana
Um verde cobertor
todo trançado de relva
aquece a terra.
Delza Faldini
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!