
Na Espanha há 75.000 pessoas presas. Noelia Cotelo é uma dessas presas que o Estado mantém encerradas. Este mês escrevia um comunicado, mais um, em que explicava os abusos que sofre no presídio em mãos de funcionários carcereiros.
Falamos com Lola, a mãe de Noelia, que há poucos dias participou em uma palestra organizada por Mulheres Livres da CNT Zaragoza, denunciando a situação de sua filha.
Por D. Font
Pergunta > O caso de Noelia já começa a ser bastante conhecido por todo o movimento libertário. Como está sua filha? Em que condições se encontra?
Resposta < Como pode estar uma pessoa que está completamente isolada, encerrada 23 horas por dia no cárcere?
Pergunta > Continua em regime FIES?
Resposta < Sim, é um FIES camuflado. Está no regime 91.3 em que as pessoas passam no mínimo 21 horas por dia em sua cela.
Pergunta > Em seu último comunicado, Noelia se queixava dos entraves que colocavam para contatar com o exterior. Te deixam visitá-la?
Resposta < Em Ávila cheguei ali e por ordem do diretor, não me deixaram entrar, viajando desde a Galícia e tendo o vis a vis com ela. Nas demais até agora não tenho tido problema.
Pergunta > Em Albolote, o cárcere onde Noelia está encerrada agora, é um a mais dos cárceres onde se pratica a tortura às presas, ou a situação ali é mais dura?
Resposta < É igual, há somente um médico que olha um pouco mais por ela.
Pergunta > Que tipo de maus-tratos têm sofrido Noelia?
Resposta < Vexames, surras, tentativa de violação, insultos, duchas de água fria, janelas sem vidros no inverno…
Pergunta > O que te sugere a palavra reinserção e que opinião tem de uma sociedade que se diz democrática e permite a tortura?
Resposta < Nestes centros de extermínio não existe reinserção. Democracia? Estamos em uma ditadura camuflada.
Pergunta > Para concluir, como se dá o sofrimento aos que estão fora?
Resposta < Impotência contra tanta injustiça, já não temos mais lágrimas. Só 1.200 quilômetros de distância para ir e outros tantos para voltar, para estar 1 hora e meia com minha filha.
Fonte: Periódico CNT nº 405 – Novembro 2013
Notícia relacionada:
http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/10/20/espanha-carta-de-noelia-cotelo-presa-anarquista-em-luta/
agência de notícias anarquistas-ana
Velha lagoa
um sapo mergulha
barulho d’água.
Matsuo Bashô
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?