A Seção de Gastronomia da FAU está em luta a favor de um forte movimento neste setor. Os garçons de um club de esquerdas muito na moda em Dresden estão em greve. Todos eles são membros de um grupo anarcosindicalista e foram demitidos por motivos duvidosos. Agora, o sindicato de setor local luta pela readmissão deles, incluindo um convênio coletivo ou, alternativamente, a coletivização do negócio.
Os companheiros fundaram um grupo no local de trabalho em maio de 2013, onde todos os garçons do club foram organizados. Em maio/junho forçaram um aumento salarial de 20%. Depois disso, se organizaram com companheiros de outras empresas e fundaram a BNG-FAU (Seção de Gastronomia e Nutrição da FAU), em julho de 2013.
No mês passado, a metade dos funcionários foi demitida de surpresa. A BNG-FAU interpretou isso como um ataque contra o sindicato dos garçons e ameaçaram entrar em greve. Quando o dono do restaurante “Trotzdem” recusou-se a negociar, todos os trabalhadores organizados iniciaram uma greve, em fevereiro de 2014. Embora a temperatura caísse até -2°C, cerca de 10 a 20 pessoas realizaram uma ação de informação para os clientes, todos os dias, das 8 às 12 horas. No terceiro dia, o dono do club começou a contratar fura-greves, mas mesmo assim o negócio caiu graças aos clientes solidários que evitaram visitar o club.
A resposta na imprensa vai desde informes locais a nacionais sobre o conflito. As greves dos trabalhadores de gastronomia, que ganham 450€ por mês, não são comuns na Alemanha. Os sindicatos centralizados têm membros apenas em alguns dos principais clubes e restaurantes. Então a BNG-FAU já se tornou mais visível na cena gastronômica de Dresden que o socialdemocrata NGG (Sindicato de Bebidas, Alimentos e Catering).
O proprietário do club está tentando consertar a situação, enquanto o número de clientes diminui claramente. Em 10 de fevereiro estão previstas para acontecer duas leituras e uma discussão aberta, para informar sobre a situação no setor da gastronomia.
Durante a próxima semana haverá um curso público de formação sobre regulamentação do trabalho e uma manifestação. Os piquetes da BNG-FAU visitam diariamente outros clubes para informar as pessoas sobre o conflito e sobre o nosso sindicato.
Os companheiros ficariam felizes em receber saudações de solidariedade de outros países para exemplificar a solidariedade dos trabalhadores libertários.
Mais informações: http://trotzdemunbequem.blogsport.de
E-mail: bng-dd [arroba] fau [ponto] org
agência de notícias anarquistas-ana
Na hora do rush
o cheiro do incenso acalma:
hare-krishnas dançam.
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!