Lugar de cultura, de vida militantes e de ação libertária em Besançon, a livraria associativa “L’Autodidacte”, projeto do Grupo Proudhon da Federação Anarquista, nasceu em 2000. Desde o princípio, teve por alvo permitir aos anarquistas e aqueles que se reconhecem nas suas ideias se reunirem.
Assim, ela abriu suas portes às reuniões da CNT, aos “Amigos da L’Autodidacte”, do “Scalp” e depois aos integrantes do “Resto Trottoir” e da “Interlibertaire”.
Depois de mais de 200 conferências, a organização de encontros anuais como a “Rentrée” libertária ou as refeições coletivas do Primeiro de Maio, ela tornou-se lugar indispensável do bairro e marca a sua vida.
Mantida pelos simpatizantes, pelos militantes e a Federação Anarquista, o Grupo Proudhon conseguiu comprar seu local após 8 anos de aluguel. Mas hoje, a venda de livros não é suficiente para pagar os empréstimos e as taxas mensais.
Não queremos permitir que esse lugar feche as portas, e solicitamos novamente ajuda, para relançar nossas atividades, comprar novos livros, pagar as dívidas.
Vocês podem nos escrever, ou virem nos ver…
Livraria “L’Autodidacte”
5 Rue Marulaz
25000 Besançon – França
http://www.lautodidacte.lautre.net/
agência de notícias anarquistas-ana
Profundo silêncio.
Na escuridão da floresta
Dançam vaga-lumes.
Eusébio de Souza Sanguini
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…