Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Maio / 03 / [Rússia] “Poder ao povo, não aos governantes”: Primeiro de Maio anarquista em Moscou

[Rússia] “Poder ao povo, não aos governantes”: Primeiro de Maio anarquista em Moscou

By A.N.A. on 3 de Maio de 2014

russia-poder-ao-povo-nao-aos-gov-3.jpgA ação das esquerdas antiautoritárias em Moscou, em Primeiro de Maio de 2014, juntou cerca de 400 pessoas. Participaram da passeata as colunas anarquista, feminista, “verde”, LGBT e alguns blocos das organizações de esquerda.

A passeata contou com a participação de uma banda musical que tocou samba durante todo o percurso dando ritmo aos gritos de protesto. Anarquistas levaram as faixas com as seguintes inscrições: “Todos os estados são campos de concentração! Liberta-te!”, “Não à guerra entre os povos! Não à paz entre as classes!”, “Revolta, amor, anarquia”; e com uma citação de Makhno: “Vocês têm os castigos; nós – o respeito e a autoridade”.

Os policiais tentaram proibir os gritos de protesto contra a homofobia e, em um determinado momento, exigiram retirar todas as bandeiras, mas não se atreveram a prender participantes da manifestação. Pelo contrário, foram presos aqueles que tentaram impedir a passeata – os “cristãos ortodoxos” que jogaram ovos, tinta e tentaram de várias formas incomodar os “sodomitas”, ou seja, a nós.

Após a passeata aconteceu um breve ato, com algumas falas, curtas e objetivas. Representantes da “Ação Autônoma” falaram sobre a pretensão do governo de despertar instintos animais entre as pessoas e as jogar umas contra as outras; pediram lembrar xs atvistas assassinadxs pelos nazistas; e solidariedade com anarquistas e antifascistas perseguidxs; sobre a “federalização” (que está sendo propagada pelo governo da Rússia em relação à Ucrânia): que seja feita a real federalização de todos os povos do mundo e a delegação de poderes às regiões.

Finalmente, teve a apresentação da banda “Fração Punk das Brigadas Vermelhas” que impressionou a todxs tanto pelo som, quanto pela performance de seu solista.

Parabenizamos a todxs com Primeiro de Maio – dia de solidariedade de trabalhadorxs!

Em 2 de Maio – a continuação da festa com a apresentação das iniciativas e dos projetos autogeridos no espaço “Fábrica”.

As fotos da passeata podem ser vistas nesta reportagem: Primeiro de Maio AnarcAfeminista/LGBT:

http://anatrrra.livejournal.com/214843.html

Tradução > A vagalume

agência de notícias anarquistas-ana

urubus desenham
no teto cinza da tarde
lentas espirais

Zemaria Pinto

Compartilhe:

Posted in Geral | Tagged Rússia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários