Companheirxs!
No Primeiro de Maio deste ano chegamos com o coração pesado. Na Ucrânia a recessão econômica, que segue enfurecendo todo o mundo, é agravada por nossa crise local – a estimativa governamental mais otimista é uma redução de 4-5 por cento do GDP até o fim do ano. Para piorar a situação, existe a nítida possibilidade de uma guerra civil em larga escala em nosso país, assim como de uma guerra entre Ucrânia e Rússia, qualquer delas trazendo a morte para milhares e a miséria para milhões.
Estas circunstâncias sublinham a importância do internacionalismo, lutas locais e resistência contra as políticas repressivas do Estado, todos grandes desafios, mas agora mais importantes do que nunca. As referidas questões atuais não vão apenas proteger a classe oprimida, mas assegurar a sobrevivência de milhões no leste europeu.
Temos razões para temer tanto o crescimento contínuo da popularidade das forças da direita na Europa, quanto a fascistização acelerada do regime russo. Combinados, estes dois fatores irão desencadear uma catástrofe, e a humanidade não poderá arcar com mais uma matança mundial.
Entretanto, existem algumas boas notícias na Ucrânia também. Greves e protestos de mineirxs e trabalhadorxs da indústria de trânsito surgiram em diferentes partes de nosso país – o problemático Leste e o relativamente seguro Centro. Eles mostram que a classe trabalhadora cresce consciente das lutas econômicas, e usa não apenas meios defensivos, mas de meios ofensivos também.
Hoje nós queremos expressar o desejo sincero de parar o ataque aos direitos dxs trabalhadorxs e a vasta fascistização dos regimes burgueses por todo o globo. Juntxs com nossas organizações sindicalistas e libertárias de todo o mundo, iremos alcançar nossa vitória comum.
Sem deus, nem mestres, nem nações, nem fronteiras!
Sem guerra entre os povos, sem paz entre classes!
Автономна спілка трудящих/Autonomous Worker’s Union
1º de maio de 2014, Ucrânia.
Fotos do 1º de Maio anarquista em Kiev:
http://avtonomia.net/2014/05/01/anarhistskij-pershotraven-panuvati-ne-damo-nikomu-2/
Vídeo do 1º de Maio anarquista em Kiev:
https://www.youtube.com/watch?v=Mt2VO8EmULQ
Tradução > Anarcopunk.org
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
no calor da sesta
imóvel, o gato vigia
o vôo da vespa
Jorge Lescano




Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!