[Acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de maio, na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), em Natal, mais uma edição do “Rupturas Libertárias”. Conversamos com a organização do evento, confira a seguir.]
Agência de Notícias Anarquistas > Poderiam nos apresentar o “Rupturas Libertárias”?
Organização > É um evento que acontece já faz alguns anos em Natal. A primeira edição foi em 2008 em comemoração aos “40 anos do Maio de 1968”, mas nos anos posteriores passou a tratar de outras temáticas dentro do anarquismo.
Em 2009, o “Rupturas” teve a temática “Contra-Cultura, Anarquismo e Sociedade”. Nessa época o evento foi articulado por algumas pessoas que participavam da cena libertária, sendo que o evento continuou no ano passado com uma nova geração de anarquistas na cidade de Natal.
Já em 2013, no “Rupturas”, ocorreram atividades como oficinas de desconstrução de gênero só para homens, discussão sobre o livro “Como a Não Violência Protege o Estado”, de Peter Gelderloos, entre outras atividades.
ANA > E qual será a dinâmica do evento este ano?
Organização > Esse ano iremos aproveitar a presença de compas que estão na cidade e de outras pessoas daqui que também tem interesse em discutir questões ligadas ao anarquismo para construir a programação. No primeiro dia acontecerá um debate sobre as “Histórias das cenas libertárias em Natal nos últimos 10 anos”; e pela tarde, aproveitando a presença de um amigo em Berlim, acontecerá um relato sobre a atualidade dos movimentos anticapitalistas na capital alemã. Haverá ainda conversas acerca de questões da arte, como na análise do livro “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez; oficinas de arte e anarquismo e teatro. A Rádio Cordel Libertário estará presente mais uma vez, com a transmissão sobre a história do CMI (Centro de Mídia Independente) e dando uma oficina sobre segurança digital. E para encerrar o evento, uma oficina sobre políticas monstruosas e um debate sobre a indústria farmacêutica e a prática das vacinas.
ANA > E onde e quando acontecerá o evento?
Organização > Irá acontecer nos dias 8, 9 e 10 de maio na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). A programação será distribuída nesses dias pela manhã, tarde e noite. Em breve divulgaremos o cartaz com mais detalhes.
ANA > Vocês ainda estão aceitando propostas?
Organização > Em decorrência da nossa participação na “II Feira Libertária do Seridó”, que ocorreu esses dias em Caicó, acabamos organizando o “Rupturas” com pouco tempo para abrir para outras propostas. Porém, conseguimos fechar a programação com as e os compas que estiveram presentes na “Feira do Seridó” e com outras pessoas próximas. Assim esperamos nos próximos dias conseguir divulgar e abrir mais para a participação da galera.
ANA > Mais alguma coisa?
Organização > Agradecemos o espaço da Agência para a divulgação. Tamo aí pra qualquer coisa. Beijas e até mais.
Contato, mais infos: articulacaoanarquistarn@riseup.net.
agência de notícias anarquistas-ana
Ah! claro silêncio do campo,
marchetado de faiscantes
pigmentos de sons!
Yeda Prates Bernis
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!