Aproximadamente 1.000 pessoas participaram neste sábado (10 de maio), em Copenhague, de uma manifestação antirracista e de repúdio a um ato nazista convocado para este dia na praça Christiansborg Slotsplads, no centro da cidade, pela organização de extrema-direita Frente Nacional (DNF).
Inicialmente, os manifestantes organizaram uma passeata pelo centro de Copenhague, com os ativistas exibindo faixas e cartazes antifascistas, e simultaneamente gritando palavras de ordem como: “Alerta, alerta, antifascista”, “Fora, fora, neonazistas”, “Ação direta antifascista”, “Nenhuma agressão sem resposta”, entre outros slogans.
Ao chegar na praça Christiansborg Slotsplads, os manifestantes encontraram cerca de 40 nazis protegidos por um forte contingente policial. Neste momento, dezenas de antifascistas conseguiram romper as barreiras de proteção das forças de segurança e agrediram alguns nazis com socos e pontapés. Também foram arremessados vários objetos contra os nazis, que fugiram com a proteção da polícia.
De acordo com a Ação Anti-Fascista (AFA) local, a atuação foi um sucesso. Esta foi a primeira vez, desde a Segunda Guerra Mundial, que autoridades dinamarquesas permitiram um ato público de um grupo neonazista na praça Christiansborg Slotsplads, no centro de Copenhague.
Mais infos, fotos e vídeos em http://modkraft.dk/artikel/antiracister-afbr-d-nynazistisk-demo-p-christiansborg-slotsplads
agência de notícias anarquistas-ana
um tufo de algodão
flutuando na água
uma nuvem
Rogério Martins
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!