Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Maio / 26 / Casa da Lagartixa Preta: “10 anos de espaço autônomo e anarquista”

Casa da Lagartixa Preta: “10 anos de espaço autônomo e anarquista”

By A.N.A. on 26 de Maio de 2014

casa-da-lagartixa-preta-10-anos-1.jpg

O último mês de março na Casa da Lagartixa Preta foi cheio de atividades e música. Foram as atividades de 10 anos de espaço autônomo e anarquista.

São 10 anos permanecendo no mesmo local, sem qualquer relação direta com o Estado, sustentados por nossa própria conta e com o apoio mútuo de outras pessoas amigas e agrupações.

Foram diversas as atividades realizadas e diverso o público:

– Oficina de palhaços rebeldes com ação prática nas manifestações de 08 de março, dia de luta feminista, em Santo André (SP).

– Dia de teoria e prática de Comunicação Não-Violenta.

– Debate sobre o movimento Punk nos anos 80 aqui na região do ABC, com presença dos Punks Anjos, trazendo um histórico deste movimento no ABC, sua organização e participação nas questões políticas e sociais do período.

– Dia de Açaízada em solidariedade aos compas do Ateliê Livre de Mauá, que perderam seu espaço de atividades.

– Cines-debates, com o documentário produzido por uma companheira chamado “Memorial Indígena Sateré Mawé – Trajetórias em Manaus” sobre a cultura indígena e “O dia que durou 21 anos” sobre o Golpe Militar no Brasil.

– Debates sobre Arte e Anarquismo com os compas da Biblioteca Terra Livre de São Paulo e outro sobre experiências de compas nas Escuelitas Zapatistas.

Além disso, as outras atividades permanentes continuaram: grupos de estudos de línguas (inglês e francês), grupo de estudos anarquista, oficinas de defesa pessoal (realizada em parques fora da Casa), manejo da horta, etc.

E no dia 29 de março tivemos a festa de aniversário da Casa da Lagartixa Preta com muralismo e grafitti com discotecagem de hip-hop subversivo, samba de raiz e música ao vivo com maracatu do pessoal de Mogi das Cruzes (Maracatu Boygi), que realizaram um cortejo pelas ruas do centro da cidade, tendo como participação especial a Fanfarra do Mal ABC, Punk Canibal e seu violão e Ba-boom que fez todos e todas as presentes se animarem e dançar bastante.

Neste dia realizamos o lançamento do zine “Gestão de Espaços Autônomos”, seguido de debate com o mesmo tema; o zine é parte de nossa história e histórico, dos problemas e de ações que tomamos que deram certo, e que pode contribuir para outros espaços e coletivos que querem construir um espaço. Em breve o zine estará disponível no site da Casa da Lagartixa Preta e em versão impressa.

Agradecemos todas as pessoas que sempre e de vez em quando apoiaram a Casa da Lagartixa Preta, este apoio mútuo foi e é essencial para que continuemos em pé, porque sabemos que não estamos sós na caminhada!

Foi um mês cheio de atividades e festa, com grande alegria, ultrapassando todos os problemas que tivemos, comemoramos 10 anos, desejando, querendo e seguindo em luta para que estes 10 anos de um espaço seja multiplicado por mais 10 e espalhados por mais 10 mil lugares…!

Saúde, Agroecologia e Anarquia!

Ativismo ABC

ativismoabc.org

agência de notícias anarquistas-ana

Na calma do lago
um bufo entre a canarana:
peixe-boi respira.

Anibal Beça

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Brasil, Espaços Autônomos | Tagged ABC, Brasil, Santo André, São Paulo

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários