Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Maio / 28 / [França] 3ª Feira da Autogestão, em Montreuil

[França] 3ª Feira da Autogestão, em Montreuil

By A.N.A. on 28 de Maio de 2014

franca-3a-feira-da-autogestao-em-1.jpgApresentação:

A crise econômica e financeira que estremece o mundo é também uma crise de civilização, face à qual as respostas habituais, sejam neoliberais ou estatistas, são impotentes. A autogestão pode constituir uma alternativa. Como acontece a cada ano desde 2012, acontecerá no centro de eventos festivos e populares no final de semana de 28 e 29 de junho: a Feira da Autogestão.

Fenômeno planetário, a autogestão inscreve-se na longa tradição de cooperativas e de “recuperação de empresas”, da Comuna de Paris à Primavera de Praga, da Revolução Espanhola à Polônia de 1980, de Lip ao Argentinazo em 2001. Ela aparece nas lutas esporádicas pela retomada às próprias mãos de empresas ameaçadas de fechamento. Ela impregna igualmente as práticas alternativas, da reapropriação coletiva do habitat pela ligação direta entre os camponeses e produtores.

Estas experiências diferentes partem de um horizonte comum: decidir coletivamente os assuntos comuns, sem delegar a dirigentes, tanto no plano econômico quanto político. Retomar os destinos da produção, é igualmente poder transformar suas modalidades e finalidades. Calcada em práticas concretas, tida como um projeto global, a autogestão é também uma resposta possível à falência do sistema capitalista e estatista.

A Feira da Autogestão é o ponto de encontro de toda uma galáxia de coletivos, de associações, de empresas, de cooperativas, de organizações sindicais e políticas que buscam fazer viva a ideia da autogestão.

A terceira edição acontecerá no final de semana de 28 e 29 de junho em Montreuil, com stands, espaços de debate transmitidos pelo rádio, projeção de filmes, concertos, livraria, espaço para crianças, oficinas práticas…

Convidamos todas as pessoas, organizações, sindicatos, associações, empresas, cooperativas, etc. que reivindicam e praticam a autogestão e a associação.

Mais infos:

http://www.foire-autogestion.org/

Tradução > Allyson Bruno

Notícia relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/06/30/franca-informativo-da-feira-da-autogestao-ato-ii/

agência de notícias anarquistas-ana

tênue tecido alaranjado
passando em fundo preto
da noite à luz

Guimarães Rosa

Compartilhe:

Posted in Economia, Mundo | Tagged Feira da Autogestão, França, Montreuil

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários