[“Anarquismo. Uma Introdução”, é o título do mais novo livro de Dolors Marin, lançado recentemente pela Editorial Ariel.]
Sinopse:
O anarquismo está acima do resto das ideologias por uma razão clara: não existe, como tal, se a prática não está associada à teoria. Uma pessoa anarquista, cooperativa, mutualista, individualista, naturista, ateia, neomalthusiana ou humanista pode sempre se comportar como tal na vida pública e privada, em qualquer ambiente em que vive. Basta com que desafie poderosamente qualquer autoridade e qualquer desigualdade.
Por este motivo, o anarquismo pode aparecer em tempos de grandes mudanças sociais ou em períodos de calma, em áreas industriais ou no campo, nas cidades ou áreas de mineração – e sempre com o mesmo lema: “Contra toda a autoridade”. Essa é a força do anarquismo, sua poderosa base ideológica e vitalidade.
Este livro almeja abrir caminhos e deixar pistas para os navegantes que querem mapear a dissidência. Sinais que indicam para onde ir, para distinguir a desobediência, a crítica construtiva, a sátira inteligente e a lucidez mental em tempos de confusão e pensamento único.
Dolors Marin é doutora em História Contemporânea. Pesquisa há anos as práticas associativas dos anarquistas espanhóis e colabora com grupos que trabalham pela recuperação da memória do movimento libertário. Ela tem dado aulas e conferências em vários ambientes, desde o universitário ao associativo. De sua obra escrita destacamos: “Clandestinos: El maquis contra el franquismo”, “Ministros anarquistas”, e “La Semana Trágica”.
Editorial Planeta, Coleção Ariel. Barcelona 2014
272 págs. Rústica 23×14,5 cm
ISBN 9788434417885
18.90€
agência de notícias anarquistas-ana
Pés desprotegidos
pisam pedras
por onde eu trilho.
Anfrangil
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!