Nos últimos anos temos assistido a proliferação de coletivos estudantis de tendência libertária. Diante do desmantelamento progressivo do sistema público de ensino, e com o avanço das políticas neoliberais na educação uma resposta é necessária, em forma de organização do estudantado libertário para alcançar um modelo de educação alternativo tanto aos planos de privatização como a do Estado a serviço das elites.
À medida que o trabalho desses coletivos locais foi se ajustando e progredindo, os objetivos e necessidades de uma maior coordenação também aumentaram, produzindo-se os primeiros contatos entre coletivos de diferentes territórios, surgindo com esses contatos informais a ideia de começar um processo de debate entre todos os grupos, culminando em uma nova federação estudantil libertária.
Este processo federativo começou no início do ano letivo de 2013/2014, com a formação de uma comissão pré-congresso com todos os coletivos representados, sendo o seu objetivo a realização de um congresso no verão de 2014. Deste congresso os coletivos participantes esperamos que nasça uma federação que consiga estabelecer-se como referência libertária nos espaços da luta estudantil, criando as condições próprias para uma possibilidade real de ruptura e transformação revolucionária da educação com cariz libertário, exercendo uma defesa e avanço (defesa do público, construindo o comum) dos direitos do estudantado e da juventude trabalhadora.
Mais infos:
congresolibertarioestudiantil.org
agência de notícias anarquistas-ana
Ruídos nas ramas.
Trêmulo, meu coração detem-se
e chora na noite…
Matsuo Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!