Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Junho / 03 / [Espanha] Tumulto na manifestação de apoio a Can Vies pelo centro de Barcelona

[Espanha] Tumulto na manifestação de apoio a Can Vies pelo centro de Barcelona

By A.N.A. on 3 de Junho de 2014

espanha-tumulto-na-manifestacao-1

Milhares de pessoas participaram de uma marcha pelo centro de Barcelona em protesto pelo desalojo e demolição parcial do centro Can Vies do bairro de Sants. A marcha se dissolveu após as 22 horas e, como nas noites anteriores, aconteceram importantes incidentes e repressão policial. Tal e como se tinha previsto, várias marchas, com origem em diferentes pontos da cidade, confluíram esta tarde [31 de maio] às 19 horas na Praça Universitat e a partir dali percorreram várias ruas nos bairros de Paral·lel e del Raval, em uma demonstração de solidariedade com o coletivo que ocupou este edifício nos últimos 17 anos.

A marcha ocorreu de forma pacífica até a metade de La Rambla quando um amplo dispositivo dos Mossos d’Escuadra [polícia catalã] impediram que os manifestantes completassem o percurso da passeata até Colón. A comitiva se desviou então por outras ruas até a Avinguda de les Drassanes e a próxima Rambla del Raval. Após a intervenção policial e os enfrentamentos o saldo desta nova batalha na rua foi de pelo menos dois detidos, que se somam aos mais de 60 presos estes dias.

Os organizadores calculam que foram mais de 20.000 pessoas as que se somaram à reivindicação ao longo do percurso, segundo informaram através do Twitter.

A principal marcha tinha como ponto de partida o próprio centro social de Can Vies, onde no meio da tarde um grupo de castellers [grupo que faz castelos humanos], levantaram um pilar em solidariedade e no qual esta manhã fizeram uma reconstrução simbólica. Logo, já na Praça Universitat, se agregaram vários grupos de cidadãos contra o desalojo e derrubada do edifício ao grito de “Resistência”. O volume da concentração obrigou nesse momento a interromper brevemente o tráfico no trajeto da Gran Vía próxima à Praça Universitat.

Os simpatizantes do centro social Can Vies, uma alternativa social em Sants enraizada a mais de 17 anos, querem realizar com a manifestação de hoje uma mostra da força de apoio a sua atividade, e exigir a absolvição dos detidos, a demissão do prefeito, Xavier Trias, e do conselheiro do distrito, Jordi Martí, e recuperar a autogestão do centro. Em um “gesto conciliador”, o prefeito parou ontem a demolição do imóvel.

Tradução > Sol de Abril

Notícia relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/06/02/espanha-acao-libertaria-de-sants-a-todo-o-bairro/

agência de notícias anarquistas-ana

Bem que me agasalho.
Galhos sem folhas lá fora
parecem ter frio.

Anibal Beça

Compartilhe:

Posted in Espaços Autônomos, Mundo | Tagged Barcelona, Can Vies, Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários