No passado mês de dezembro de 2013, entre os dias 21 e 22, celebrou-se a I Conferência de Anarquismo e Juventude no Ateneu Libertário de Carabanchel (Madri), organizada pela Federação Ibérica de Juventudes Libertárias [FIJL]. Dita conferência foi convocada pelo Congresso que a FIJL celebrou no verão passado em Candás (Astúrias), como resposta ao aumento do número de grupos e organizações juvenis anarquistas na península e com o objetivo de conhecer-nos e fortalecer a tendência organizativa que apreciamos em diversos âmbitos do movimento anarquista a nível estatal.
Durante esses dias, jovens de diferentes pontos da península (Andaluzia, Astúrias, Catalunha, País Basco, Galícia, Levante, Madri e Castilha-La Mancha), vieram em representação de suas organizações, diferentes modelos organizativos (grupos, coletivos, ateneus…), com o ânimo de compartilhar experiências e buscar pontos de confluência.
Assim, debatemos sobre o papel dos anarquistas na conflitualidade social, a necessidade de lutas concretas para obter pequenas vitórias que gerem por sua vez, consciência de classe e sirvam para a autocapacitação coletiva da classe oprimida, como pode ser a luta em defesa da moradia ou, um clássico na história do movimento libertário peninsular, a luta dos trabalhadores através da organização anarcossindicalista. Também, se tratou a relação com as organizações estudantis libertárias, desde a antiga FEL [Federação de Estudantes Libertários], as assembleias autônomas, ou a proposta de luta não corporativa que se propõe a partir de alguns setores anarcossindicalistas novamente, agrupando trabalhadores e estudantes na mesma organização. Sem dúvida, cabe destacar a unanimidade que houve ao tratar a necessidade de organizações formais anarquistas, federações específicas em poucas palavras.
Em termos gerais concluiu-se na ampla satisfação dos participantes e a importância de repetir a experiência, entendendo o Acampamento Libertário de León como o espaço adequado para seu desenvolvimento, dado o amplo espaço que há, a capacidade de alojamento e, o mais importante, a forte experiência comunitária que se desenvolve.
Assim, a II Conferência de Anarquismo e Juventude, foi convocada para os dias 14 e 15 de agosto no Acampamento Libertário organizado pelo Sindicato de Ofícios Vários da CNT-AIT de León.
Esta nova conferência, como a anterior, tem a intenção de recolher as propostas e contrapropostas que os diversos grupos que participem da conferência possam fazer e estas serão publicadas através do blog da Conferência:
conferenciadegruposanarquistasfijl.wordpress.com
Se estás interessado em participar, envia um correio eletrônico a:
conferenciadegruposanarquistas@gmail.com
Organização e luta, sem líderes nem hierarquias!
juventudeslibertarias.org – fijl@autistici.org
Federação Ibérica de Juventudes Libertárias
juventudeslibertarias.org – fijl@autistici.org
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
um rumor de asas
na vidraça da janela —
vem caindo a noite
Leonilda Alfarrobinha
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!