Bom dia companheirxs!
Obrigado pelo apoio para o pão e por tudo o mais!
Escrevo para comentar que o projeto padeiro dentro da Coletividade Construtorxs de Sonhos se chama “Pão e Apoio Mútuo”, e o e-mail para os pedidos, e para qualquer coisa, é “konstructoresdekimeras@gmail.com”. Começaremos a distribuir semanalmente em Granada, dentro de umas semanas, pois estamos esperando o pedido de farinha que o tornará possível. Mandaremos um correio avisando-os com uma semana de antecedência.
O pão tem um preço livre, que está relacionado com o próprio nome e com o apoio mútuo em si. São vários os motivos para manter o preço:
• Que ninguém fique sem pão por não dispor de dinheiro suficiente, este pão é feito de espelta integral (ou trigo vermelho), uma variedade de trigo que é utilizada há milhares de anos, essencialmente na Ásia, e que não foi selecionado nem modificado por empresa alguma para a industrialização de sua colheita, nem para uma maior produção de pão. Contêm proteínas de qualidade para o organismo e suficiente fibra para ajudar substancialmente a regular o trânsito intestinal.
• É um preço anti-especulativo, atualmente em lojas e padarias ecológicas estão cobrando entre 5 e 6 euros por pães de espelta integral, de peso entre 700g e 1000g, depende do estabelecimento.
• O dinheiro que obtemos do pão se destina a duas coisas, uma parte (3 euros/Kg) se reinveste em materiais para continuar fazendo pão, e o resto do dinheiro está sendo guardado para fazer um poço no terreno coletivizado “La Hospitalera”, uma parcela de 4,5 hectares, onde pretendemos cultivar este trigo ancestral e assim quebrar o mercado, pois a farinha passaria a custar-nos de 2,65 euros/Kg a muitíssimo menos. Esta parte do projeto é a mais ambiciosa, e consta da coletivização dos meios de produção necessários para fechar o ciclo do pão (terras, moinho, forno e transporte) e poder compartilhá-lo com quem o necessite, e não só com quem possa pagá-lo.
Podes reenviar este correio diretamente a quem lhe enviou o do pão faz quatro dias, se quiseres.
De novo agradecemos o apoio.
Um abraço, saúde e alegria!
Coletividade “Pão e Apoio Mútuo”
Tradução > Sol de Abril
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Noite no jasmineiro.
Sobre o muro,
estrelas perfumadas.
Yeda Prates Bernis

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!