Um grupo de 500 pessoas protestou em Tóquio neste sábado (5 de julho) contra o projeto de derrubar o Estádio Nacional da capital do Japão – visando a Olimpíada de 2020 na cidade – e substituí-lo por uma construção “muito grande”, segundo os manifestantes. Eles alegam que o custo das obras seria muito alto e desnecessário.
“Os organizadores dos Jogos precisam reconsiderar seus planos e fazer do público um agente com poder de decisão no processo”, afirmou Kazuhisa Oriyama, um dos participantes do protesto. Pessoas seguravam cartazes com os dizeres “queremos uma Olimpíada compacta e econômica” e “cancelem os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio”.
Com capacidade para 48 mil pessoas sentadas, o Estádio Nacional será substituído por um para 80 mil assentos, com projeto com um design considerado futurista. A demolição está prevista para acontecer ainda este mês, segundo o Conselho de Esportes do Japão. O órgão governamental inicialmente pretendia gastar US$ 3 bilhões com os Jogos, mas recuou para uma estimativa ainda alta de US$ 1,7 bilhão.
Quem também já se manifestou em oposição à obra foram arquitetos japoneses, contrários ao design, à dimensão e aos custos programados para o novo estádio – o qual dizem ter o desenho de um capacete de ciclismo. O projeto foi feito pela arquiteta britânico-iraquiana Zaha Hadid.
“O novo estádio é desproporcional e uma violação, levando-se em conta que o foco é uma Olimpíada que se preocupa em não exagerar nos gastos”, disse a arquiteta Karen Severns, que participou da manifestação. O estádio atual foi utilizado na Olimpíada em Tóquio em 1964, além de ter sido palco entre 1980 e 2001 do antigo jogo que definia o campeão mundial interclubes, entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões da Europa.
Fonte: agências internacionais de notícias
agência de notícias anarquistas-ana
brasa do tempo
acende quando passas
no pensamento
Carlos Seabra
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!