Ainda me lembro da tarde que estava no escritório e o telefone tocou, era um tal Xavi, advogado da CNT. Perguntou se poderia acompanhá-lo ao Centro Penitenciário de Brians, para visitar o preso Amadeu Casellas Ramón. Honestamente, não tinha ideia de quem ele era, então, depois de concordar em acompanhá-lo, procurei informações sobre o referido prisioneiro.
Nunca imaginei que, graças a esse pedido e ao próprio Amadeu poderia descobrir as irregularidades que ocorrem diariamente nas prisões. Amadeu Casellas teve uma pena total de 34 anos, 28 meses e 3 dias, condenação que, com base no próprio artigo 76 do Código Penal vigente, não poderia exceder os 20 anos, visto que nenhuma de suas condenações excedia a pena de prisão de 20 anos.
Artigo 76 do Código Penal Vigente
1 […] o máximo de cumprimento efetivo da condenação do culpado não pode exceder três vezes o tempo pelo qual se imponha a mais severa das penas incorridas, declarando extintas as que procedam, desde que as já impostas cubram o dito máximo, que não poderão exceder 20 anos. Excepcionalmente, este limite será: a) 25 anos, quando condenado por dois ou mais delitos e algum deles esteja castigado por lei com pena de prisão de até 20 anos.
Este livro mostra o testemunho real de um preso privado de liberdade durante mais de 25 anos, enquanto reflete como é a realidade das prisões e o sistema penitenciário deste país.
Maite Hernández Nadal
“A única coisa que me arrependo de tudo que fiz na minha vida, é o susto que eu posso ter dado nos funcionários e clientes em cada banco ou caixa de poupança, quando entrava armado de pistola para levar o dinheiro. A todos eles, peço desculpas.”
O Grilo Anarquista, Badalona 2014
342 p. Rústica 20×13 cm
12 Euros
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
não é você
que na enorme vaga
navega magra?
Marland
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!