Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Julho / 14 / [Grécia] Atenas, 12 de julho: Evento de solidariedade com os Municípios Autônomos Rebeldes Zapatistas

[Grécia] Atenas, 12 de julho: Evento de solidariedade com os Municípios Autônomos Rebeldes Zapatistas

By A.N.A. on 14 de Julho de 2014

grecia-atenas-12-de-julho-evento-1Evento de solidariedade com os Municípios Autônomos Rebeldes Zapatistas.

Sábado, 12 de julho, às 18h, no pequeno teatro da praça 1º de maio.

Evento informativo, debate, projeção de vídeo, concerto.

Para o apoio econômico das estruturas autônomas zapatistas que foram destruídas durante o ataque de paramilitares à Comunidade La Realidad, onde foi morto o companheiro Galeano.

“Na madrugada do primeiro dia do primeiro mês de 1994, um exército gigante, de indígenas rebeldes, baixou à cidade para com seu passo sacudir o mundo.

O que para nós começou em 1994 foi um dos muitos momentos da guera dos de abaixo contra os de cima, contra seu mundo.

Essa guerra de resistência que dia a dia se luta nas ruas de qualquer canto dos cinco continentes, nos seus campos, nas suas montanhas.

Contra a morte, nós pedimos vida.

Contra o silêncio, exigimos a palavra e o respeito.

Contra o esquecimento, a memória.

Contra a humilhação e o desprezo, a dignidade.

Contra a opressão, a rebeldia.

Contra a escravidão, a liberdade.

Contra a imposição, a democracia.

Contra o crime, a justiça.

Isso no meio de uma guerra que não por ser surda era menos letal. Tivemos que reconstruir o caminho da vida, que eles tinham arrebentado e continuam arrebentando desde cima.

Nosso dilema não estava entre negociar ou lutar, mas entre morrer ou viver… e se foram criando bases da autonomia que hoje maravilham o mundo.

Com a Sexta, finalmente, encontramos quem nos olha de frente e nos cumprimenta e abraça, e desta forma se cumprimenta e abraça.

É nossa convicção e nossa pratica que para se revelar e lutar não são necessários nem líderes nem coronéis nem messias nem salvadores. Para lutar só necessitam um pouco de vergonha, um tanto de dignidade e muita organização.”

Trechos do texto “Entre a Luz e a Sombra” do subcomandante insurgente Marcos. México, 24 de maio de 2014.

Galeano vive, a luta continua

Solidários/as do movimento anarquista | antiautoritário | libertário

agência de notícias anarquistas-ana

Escorre pela folha
a tarde imensa,
pousada em gota d’água.

Yeda Prates Bernis

Posted in Movimentos Políticos & Sociais, Mundo, Repressão | Tagged Atenas, Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Sílvia em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado17 de Dezembro de 2025

    Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…

  2. Anónimo em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado16 de Dezembro de 2025

    Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!

  3. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  4. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

  5. Ariel em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva7 de Dezembro de 2025

    Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários