Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Julho / 21 / [Colômbia] Encontro Libertário de Bogotá e povos da Savana

[Colômbia] Encontro Libertário de Bogotá e povos da Savana

By A.N.A. on 21 de Julho de 2014

colombia-encontro-libertario-de-1

Nos últimos tempos, a espontaneidade libertária nos reuniu em diferentes cenários e resistências, e nos levou a compartir várias discussões e, sobretudo, nos fez reafirmar práticas e ideologias como anarquistas. Desta forma, dezenas de grupos e indivíduos em Bogotá e alguns municípios vizinhos, vieram trabalhar em apostas anticapitalistas, antiespecistas, antisesxistas, e outras várias frentes antiautoritárias que, apesar de nossos esforços, faltam ser tocadas. Neste caminho construímos autogestão, assemblearismo e autonomia.

Mas a espontaneidade na nossa opinião não é suficiente, e que não seja suficiente não quer dizer que não seja necessária. O que dizemos é que ante a complexidade dos cenários (a nível local, nacional, continental e global) temos de potencializar essa espontaneidade, através de relações de solidariedade e apoio mútuo que nos levem a crescer qualitativamente, transcendendo dos conceitos para fatos e práticas libertárias constantes.

Fazemos um chamado a todos, libertários e libertárias deste território para nos reunirmos em um encontro de práticas e propostas anarquistas, que tenham como afinidade a necessidade da organização como uma forma de fazer política. Sentimos que é o momento para que o anarquismo se atreva a propor amplamente táticas e estratégias, a partir da prática e da luta social.

Quando dizemos organização, não fazemos referência aos regimes de dominação e estruturas de burocracia eivadas de corrupção, secretismo e formas tradicionais de poder que tendem a ter não só as instituições que controlam o Estado, mas também parte da oposição. Pelo contrário, pensamos que as perspectivas libertárias baseadas na horizontalidade, autonomia e autogestão, tem construído e são capazes de sustentar nossas atividades, mesmo agora que lançamos a proposta de criação de um espaço de articulação entre indivíduos e coletividades.

Assim, vemos a necessidade, não só para conhecer o trabalho que está desenvolvendo cada um dos coletivos e individualidades libertárias na cidade e na Savana de Bogotá, mas de iniciar um caminho de articulação que nos leve a fortalecer os processos libertários que podem se formar como alternativa ao autoritarismo imperante na sociedade e que expressem nossos sonhos e objetivos.

Apelamos a todos, companheiros e companheiras que se sentem identificados com os processos autônomos e não institucionalizados, para que nos reunamos e nos encontremos para coordenar ações para consolidar esse jogo político.

Te convidamos a nos enviar as suas propostas até 30 de julho pelo e-mail encuentrolibertario2@gmail.com, para que possamos nos (re)conhecer tanto no planejamento deste evento, como no seu desenvolvimento, que acontecerá no último fim de semana de agosto (30 e 31 de agosto de 2014). Propomos também que o encontro tenha como fechamento uma assembleia em que se discutam as estratégias de articulação e coordenação do movimento libertário de Bogotá e da Savana.

Na luta estamos, no caminho nos encontraremos.

Notícia relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/06/26/colombia-bogota-festibazar-libertatia-outro-mundo-e-possivel/

agência de notícias anarquistas-ana

Por aqui passou
uma traça esfomeada:
livro de receitas.

Francisco Handa

Compartilhe:

Posted in Movimentos Políticos & Sociais, Mundo | Tagged Bogotá, Colômbia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Liberto em Morreu Octavio Alberola (1928 – 2025)24 de Julho de 2025

    Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!

  2. moésio R. em [Itália] 30° aniversário da ecovila Urupia, uma comuna libertária no Salento21 de Julho de 2025

    segue a página: https://urupia.wordpress.com/

  3. Orlando Schornbaum em [Itália] 30° aniversário da ecovila Urupia, uma comuna libertária no Salento20 de Julho de 2025

    Como ter contato com a comuna?

  4. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  5. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários