Nos últimos tempos, a espontaneidade libertária nos reuniu em diferentes cenários e resistências, e nos levou a compartir várias discussões e, sobretudo, nos fez reafirmar práticas e ideologias como anarquistas. Desta forma, dezenas de grupos e indivíduos em Bogotá e alguns municípios vizinhos, vieram trabalhar em apostas anticapitalistas, antiespecistas, antisesxistas, e outras várias frentes antiautoritárias que, apesar de nossos esforços, faltam ser tocadas. Neste caminho construímos autogestão, assemblearismo e autonomia.
Mas a espontaneidade na nossa opinião não é suficiente, e que não seja suficiente não quer dizer que não seja necessária. O que dizemos é que ante a complexidade dos cenários (a nível local, nacional, continental e global) temos de potencializar essa espontaneidade, através de relações de solidariedade e apoio mútuo que nos levem a crescer qualitativamente, transcendendo dos conceitos para fatos e práticas libertárias constantes.
Fazemos um chamado a todos, libertários e libertárias deste território para nos reunirmos em um encontro de práticas e propostas anarquistas, que tenham como afinidade a necessidade da organização como uma forma de fazer política. Sentimos que é o momento para que o anarquismo se atreva a propor amplamente táticas e estratégias, a partir da prática e da luta social.
Quando dizemos organização, não fazemos referência aos regimes de dominação e estruturas de burocracia eivadas de corrupção, secretismo e formas tradicionais de poder que tendem a ter não só as instituições que controlam o Estado, mas também parte da oposição. Pelo contrário, pensamos que as perspectivas libertárias baseadas na horizontalidade, autonomia e autogestão, tem construído e são capazes de sustentar nossas atividades, mesmo agora que lançamos a proposta de criação de um espaço de articulação entre indivíduos e coletividades.
Assim, vemos a necessidade, não só para conhecer o trabalho que está desenvolvendo cada um dos coletivos e individualidades libertárias na cidade e na Savana de Bogotá, mas de iniciar um caminho de articulação que nos leve a fortalecer os processos libertários que podem se formar como alternativa ao autoritarismo imperante na sociedade e que expressem nossos sonhos e objetivos.
Apelamos a todos, companheiros e companheiras que se sentem identificados com os processos autônomos e não institucionalizados, para que nos reunamos e nos encontremos para coordenar ações para consolidar esse jogo político.
Te convidamos a nos enviar as suas propostas até 30 de julho pelo e-mail encuentrolibertario2@gmail.com, para que possamos nos (re)conhecer tanto no planejamento deste evento, como no seu desenvolvimento, que acontecerá no último fim de semana de agosto (30 e 31 de agosto de 2014). Propomos também que o encontro tenha como fechamento uma assembleia em que se discutam as estratégias de articulação e coordenação do movimento libertário de Bogotá e da Savana.
Na luta estamos, no caminho nos encontraremos.
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Por aqui passou
uma traça esfomeada:
livro de receitas.
Francisco Handa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!