Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Agosto / 09 / [Espanha] Madri: Comunicado ante o apunhalamento neonazi em Valdemoro

[Espanha] Madri: Comunicado ante o apunhalamento neonazi em Valdemoro

By A.N.A. on 9 de Agosto de 2014

espanha-madri-comunicado-ante-o-1

O neonazismo continua campeando impunemente pelo Estado espanhol, e a localidade madrilenha de Valdemoro lamentavelmente voltou a converter-se no melhor exemplo.

No domingo passado, 3 de agosto, por volta das 18h, um neonazi de Valdemoro de origem latino americana chamado Leonardo, mais conhecido como “Leo”, decidiu dar várias navalhadas no peito de D., um vizinho de uma localidade próxima, nas cercanias da estação de trem de Valdemoro. D. conseguiu interpor seu braço entre o peito e a navalha, produzindo-se grandes cortes na extremidade, mas evitando assim uma morte certa nas mãos deste neonazi.

Tudo começou na plataforma da estação de Valdemoro, quando o neonazi acompanhado de uma jovem passam na frente de D. e sua acompanhante e lhes lançam olhares e gestos desafiantes e provocadores. A agressão de Leo começa na plataforma, e posteriormente a jovem que acompanhava a este empurrou D. na via pouco tempo antes da passagem do trem. Por sorte ele pode voltar a plataforma; momento em que começa uma selvagem agressão a D. e a sua acompanhante.

A agressão neonazi continuou até a porta da estação, mas ante a autodefesa exercida por D., Leo decide tirar uma navalha ante os olhos de todos os presentes. D. decide entrar em um ônibus próximo que se encontrava aberto, e pediu a motorista que fechasse as portas rápido, mas ela se omitiu. O neonazi se aproximou da entrada do veículo e lhe lançou várias navalhadas na altura do peito que impactaram no braço de D.. Pouco tempo depois este neonazi era preso, e o agredido foi levado ao hospital.

Mas para os corpos da repressão do Estado espanhol o fascismo e o neonazismo são ideologias a defender, por isso na segunda-feira, 4 de agosto, D. foi detido na saída do hospital. Fato que nos parece intolerável e representativo da proteção que gozam as ideologias genocidas da extrema-direita sob o capitalismo.

Desde Valdemoro Antifascista e Ciempozuelos Antifascista queremos mostrar nosso apoio e solidariedade ao companheiro D. e a jovem que lhe acompanhava e que também ficou ferida.

Não permitiremos que ideologias genocidas como o neonazismo e o fascismo continuem protagonizando estes episódios de violência gratuita nas ruas de Valdemoro. O povo trabalhador de Valdemoro continuará organizando-se para combater este germe assassino que continua vivo na sociedade atual. NÃO PASARÃO!

Valdemoro Antifascista e Ciempozuelos Antifascista

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Fundo de quintal…
Silêncio. No velho muro,
uns cacos de sol…

Jorge Fonseca Jr.

Compartilhe:

Posted in Discriminação, Mundo | Tagged Espanha, neonazismo

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários