Qualquer um que vá a Caucaia, no Ceará, facilmente conseguirá identificar que chegou ao bairro Araturi: Muros repletos de frases libertárias como “- estado + liberdade” e de chamadas ao voto nulo. Lá, um grupo de pessoas se juntou em uma tentativa de gestão da vida independente do poder instituído, criando o projeto Circo Escola Araturi.
Esse final de semana [9 de agosto] visitamos o bairro para viver um pouco essa experiência de “Arte, Intervenção Urbana e Autogestão”. Estava ocorrendo o “Reggae da Paz”, evento cultural organizado pelos idealizadores do projeto com a ajuda da população.
Os relatos de tentativas de cooptação da experiência por políticos são abundantes, mas a postura das pessoas é: “Não, não vamos nos submeter à nenhuma forma de poder separada”. No panfleto distribuído [reproduzido abaixo] por eles à comunidade, muitas referências à autogestão da vida e à não submissão à lógica do capital e ao mundo da mercadoria.
Parabéns a todos do Circo Escola Araturi.
Informativo Libertário “Queimando Ilusões”
[A u t o d i d a t i s m o L i b e r t á r i o]
NÃO VOTE, NÃO REZE, NÃO OBEDEÇA… APENAS GOZE.
A sociedade em que vivemos possui os mais diversos sistemas domesticadores da subjetividade humana. O cúmulo do absurdo é alguém agradecer por está sendo explorado e perder toda uma vida servindo como uma ferramenta do sistema capitalista. Eles querem comprar seu tempo e sua saúde, em troca lhes oferecem um salário de miséria… Não se conforme em ser apenas um profissional (operário), resgate sua vida e não viva a vida do morto que move a si mesmo.
Contrariando essas relações sociais heterogestoras, estamos na tentativa de construir um Espaço-Caos e proporcionar situações de convívio coletivo em que cada vida possa de fato ser autogerida. A arte tem esse papel protagonista de nos devolver a vida coletiva sem os signos do sucesso e da riqueza. É na CRIAÇÃO da ARTE que surgem as inquietações e questionamentos sobre o sistema em sua dimensão de produção da subjetividade. Então, você VIVE ou PAGA CONTAS?
• Não nos prendamos ao espetáculo da contestação, passemos à contestação do espetáculo…
• Trabalhadores do mundo inteiro, divirtam-se, não troque sua vida por um salário de miséria.
• VOTE NULO OU NÃO VOTE, MAS, NÃO SEJA UM IDIOTA DE ACREDITAR NAS ELEIÇÕES…
Reggae da Paz Araturi – um espaço sem fronteira.
Circo Escola Araturi
agência de notícias anarquistas-ana
Lagoa do Fogo,
imagem impressionista
e imperecível
António Barroso Cruz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!