[Salé é um centro de informações anarquista em Praga. Oferecemos espaço a coletivos e indivíduos antiautoritários. Se você deseja organizar algum programa, use nosso e-mail sale(arroba)riseup.net ou apenas venha. Nós estamos abertos de segunda a quinta-feira. Das 16h às 22h. Todos os pratos em Salé são estritamente veganos.]
Nossa declaração:
Em janeiro de 2012 nós abrimos um novo info-centro em Zizkov, Praga. Sentimos a necessidade de um novo espaço para apoiar o movimento anarquista local, para dar vento novo nas velas. Queríamos criar um espaço que poderia ser usado para vários projetos, e também um espaço onde pudéssemos compartir e espalhar nossas ideias. O chamamos assim a partir da colônia pirata Salé no Marrocos, que foi um território econômico, político e intelectualmente independente por décadas. A frota pirata e o poder pertencente a ela foram construídos pelos Renegados – pessoas que deixaram a Europa cristã para roubar frotas mercantes dos tempos pré-capitalistas. Desde então Salé foi uma base muito necessária para atividades subversivas, como é agora para nós, construída por nossos próprios princípios e valores e não por aqueles que são impostos a nós pelo Estado.
Vivemos em um tempo tenso e instável no qual não há garantias, onde as pessoas estão perdendo a fé no sistema baseado em valores monetários imaginários. Capitalismo, que até recentemente foi considerado estável e inabalável, está vagarosamente começando a desmoronar. Nós, como anarquistas estamos sempre lutando contra o sistema, e agora que ele está em crise, qual deve ser nosso papel? É importante para nós continuarmos unidos com os oprimidos, que não mais querem ser apenas marionetes nas mãos dos poderosos. Também é importante para nós despertar o senso de solidariedade, coletividade, responsabilidade, e o desejo de proteger nossos próprios interesses e nos tornarmos donos de nossas próprias vidas. Nós acreditamos na descentralização e ação direta. Através de Salé nós queremos aprofundar as relações através da cena anarquista local, e estar disponíveis a começar a chamar isso de movimento novamente. Além disso, o espaço é um meio para nos organizarmos a nós mesmos em grupos de afinidade e criação de relações informais mutuas.
Em Salé, que é nosso refúgio como o era para os piratas, nós não toleramos nenhuma forma de opressão. Queremos criar um ambiente saudável sem discriminação contra raça, gênero ou orientação sexual. Nosso objetivo é ir fundo com nossa critica do Estado e patriarcado, e criar um espaço onde ninguém tem vergonha de se comportar de uma forma que é para eles natural. Assim como condenamos a dominação dos humanos sobre humanos, nós também condenamos a dominação da raça humana sobre outros animais. Toda a comida disponível em Salé é, portanto, vegana.
Juntos, nós estamos trabalhando para criar facilidades para vários workshops, apresentações, seleções e reuniões. Nos encontramos regularmente para compartir refeições e discussões. Gradualmente nós estamos criando uma livraria radical e um arquivo de publicações, e espalhamos materiais publicados por outros coletivos afins.
O info-centro Salé é gerido por um coletivo anarquista, mas anarquismo não é um dogma para nós. Nós mesmos não nos fechamos em nenhuma subcultura. A porta está aberta para você, mesmo que você não se considere como anarquista.
Se você quiser nos ajudar nossa conta bancaria é:
262592202/0300
IBAN: CZ69 0300 0000 0002 6259 2202, BIC (SWIFT): CEKOCZPP
Československá obchodní banka, a. s., Radlická 333/150, 150 57 Praha 5
Tradução > Caróu
agência de notícias anarquistas-ana
Porque não sabemos o nome
Tenho de exclamar apenas:
“Quantas flores amarelas!”
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!