Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Setembro / 04 / [Grécia] Tessalônica: Marcha motorizada em solidariedade com a luta dos trabalhadores da fábrica autogerida Viomijanikí Metaleftikí

[Grécia] Tessalônica: Marcha motorizada em solidariedade com a luta dos trabalhadores da fábrica autogerida Viomijanikí Metaleftikí

By A.N.A. on 4 de Setembro de 2014

grecia-tessalonica-marcha-motori-1

Na segunda-feira, 01 de setembro de 2014, na cidade de Tessalônica, aconteceu uma marcha motorizada em solidariedade com a luta dos trabalhadores da fábrica autogestionada Viomijanikí Metaleftikí (Vio.Me.) pela continuidade do funcionamento da fábrica sem a presença dos patrões e mediadores, apesar dos ataques que vem recebendo por parte do dono anterior da fábrica e pelo dono de outra empresa, filial de uma multinacional.

Dezenas de solidários participaram da marcha motorizada gritando palavras de ordem e percorrendo o centro de Tessalônica, antes de chegar à fábrica. Nas faixas que foram colocadas nos carros e nas motos, as principais frases eram: “Vio.Me. nas mãos dos trabalhadores. Autogestão em todos os lugares “, “Tirem as mãos da  Vio.Me.” e “Nós podemos sem os patrões”.

Algumas semanas atrás, a patronal de uma empresa de cimento de propriedade da multinacional Lafarge solicitou que a Vio. Me. decretasse falência. O tribunal aceitou o pedido da multinacional. Esta decisão do tribunal que julgou este caso é contrária ao acórdão de outro tribunal, que aceitou o pedido dos trabalhadores de que se fizesse uma inspeção para examinar a situação econômica da fábrica quebrada. Os trabalhadores deixaram claro que vão recorrer da recente decisão, alegando que, se a fábrica declarar falência, todos os trabalhadores serão despedidos sem indenização, e que a Polícia vai expulsá-los da fábrica. Ante os processos judiciais que a patronal vem empregando, os trabalhadores da fábrica autogestionada optaram por responder, principalmente, com sua luta política auto-organizada.

A marcha motorizada terminou na fábrica, onde o grupo teatral “Theatre de Votanique” apresentou a peça Antígona, de Sófocles. Em 06 de setembro de 2014, os trabalhadores na fábrica autogestionada e os solidários com a sua luta estarão participando na manifestação contra as políticas do governo neoliberal, como parte dos protestos que vão acontecer durante a celebração da Feira Internacional de Tessalônica. Em 07 de setembro de 2014, será feita uma reunião entre vários membros do movimento operário independente, nas instalações da fábrica.

O texto em castelhano aqui:

http://verba-volant.info/es/tesalonica-marcha-motorizada-en-solidaridad-con-la-lucha-de-los-obreros-de-la-fabrica-autogestionada-viomijaniki-metaleftiki/

Mais fotos:

http://www.alterthess.gr/content/motoporeia-allileggyis-stin-viome

Notícia relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/12/17/grecia-16-de-dezembro-dia-dedicado-a-luta-da-fabrica-autogerida-viomijaniki-metaleftiki/

agência de notícias anarquistas-ana

Salpicados de sons
Silêncio em suspenso:
Grilos e estrelas.

Marcos Masao Hoshino

Compartilhe:

Posted in Economia, Mundo | Tagged Grécia, Lafarge, Viomijanikí Metaleftikí

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários