Ao meio dia de hoje [24 de setembro] foi divulgado que o homem que agrediu com uma faca no dia 23 a cinco pessoas em Lleida é um conhecido neonazi logronês, que já contava com antecedentes policiais por esfaqueamento e que pertencia a organização Nueva Época Logroño – um fato que não foi julgado. Ante estas circunstâncias, da CNT-Logroño queremos manifestar que:
1º) Desde que tivemos certeza da existência de Nueva Época Logroño, o sindicato CNT, junto com outras organizações e coletivos da cidade, alertou em um comunicado sobre a presença de grupos neonazis relacionados com a violência.
2º) A Delegação do Governo confirmou a denuncia informando que vários membros de Nueva Época Logroño estavam relacionados com agressões de caráter neonazi, entre as quais figura o ataque aos membros da Assembleia de Estudantes enquanto recolhiam livros de textos ou o esfaqueamento de um jovem dominicano.
3º) No entanto, não se empreendeu nenhuma medida contra Nueva Época Logroño, cujos estatutos figuram no registro de associações e que mantêm uma sede na rua Portillejo, nº 27. À impunidade, e consequente ameaça à segurança dos cidadãos, há que acrescentar que as informações conhecidas e contrastadas sobre o caráter neonazi de Nueva Época Logroño foram questionadas por diferentes instâncias, tratando de desmenti-las. O fiscal superior de La Rioja, Enrique Stern afirmou que uma investigação não havia demonstrado a presença de movimentos neonazis em Logroño. Dos sindicatos policiais, a Confederação Espanhola de Polícia e a União Federal de Polícia, refutaram as denúncias que sindicatos e partidos políticos expressaram contra Nueva Época Logroño ao término de uma manifestação estudantil – onde apareceram membros de Nueva Época de Logroño, produzindo-se vários momentos de tensão com os manifestantes. É indubitável que tanto o fiscal como os sindicatos policiais removeram descaradamente os antecedentes dos sócios de Nueva Época Logroño.
4º) A gravidade dos fatos ocorridos em Lleida obriga não só a reconhecer a indubitável existência de grupos neonazis em Logroño, senão a atuar contra eles com contundência, sem atrasos, sem dúvidas e sem falsas equidistâncias. A presença do fascismo constitui uma violenta ameaça que deve ser erradicada. O tempo acaba pondo cada qual em seu lugar. Como ocorreu com Nueva Época Logroño, e como ocorrerá com nossos companheiros injustamente processados pela greve de 14-N [novembro]. Lamentavelmente, para as vítimas sempre é tarde.
CNT-Logroño
Tradução > Sol de Abril
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Os grilos cantam
Na chegada da noite
Muito felizes.
Erica Kozlowski, 08 anos
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!