[Publicamos o texto de convocação da Iniciativa Antifascista de Marusi para duas mobilizações contra a abertura das oficinas da gangue fascista Aurora Dourada no bairro, sem compartilhar as referências feitas no texto à luta pela Democracia.]
A abertura das oficinas do setor norte da gangue neonazi Aurora Dourada em 11 de julho de 2014 no bairro ateniense de Marusi, sem aviso prévio e guardando o máximo segredo, não ficou sem resposta por parte dos cidadãos de Marusi e dos outros bairros do norte de Atenas.
A grande marcha dos mais de 1.500 antifascistas em 24 de julho de 2014 mostrou a vontade de nossos concidadãos de lutar por fechar as oficinas da Aurora Dourada, e sua determinação de lutar contra o fascismo. A forte presença policial nesta marcha não foi capaz de aterrorizar a ninguém, nem de deter a marcha.
Semelhante foi a reação dos lutadores antifascistas de nosso bairro, quando a sexta-feira, 1º de agosto de 2014, com a operação coordenada, os assassinos paraestatais da Aurora Dourada e as forças repressivas oficiais puseram no ponto de mira a okupa Kuvelu. Neste caso também se reuniram centenas de pessoas e exigiram a retirada imediata das forças da repressão e o fechamento imediato das oficinas de Aurora Dourada em Marusi. Esta reação direta e combativa deu lugar à retirada da polícia antidistúrbios das zonas vizinhas da okupa na mesma noite da operação.
Esta primeira vitória indica o caminho. Nossa luta não se detêm aqui. E isto porque sabemos o que é Aurora Dourada. Somos conscientes de que a organização criminosa não pôs no ponto de mira o Sistema, senão aos mais afetados pela crise, o desemprego e a indigência. Seu objetivo não é a proteção dos “gregos”, senão que Marusi se converta no centro desta máfia, e suas oficinas em uma base de operações contra os imigrantes e os lutadores sociais.
Sabemos que por muitos gritos “antissistema” que deem, ao mesmo tempo tem contatos secretos com executivos de alto posto do governo. Não esquecemos que os neonazis são responsáveis por vários ataques criminosos contra imigrantes. Não esquecemos que Aurora Dourada assassinou Pavlos Fyssas e Sajzat Lukmán.
A luta contra o fascismo segue. A força de nosso povo e a luta pela democracia são muito mais fortes que os “lacaios do sistema”. Como sucedeu em outros bairros, sendo o exemplo mais recente o de novo Heraklión, depois das mobilizações dos habitantes do bairro, de coletividades e de muitos movimentos antifascistas, os neonazis se viram obrigados a fechar suas oficinas. O mesmo vai acontecer aqui! Nada é mais forte que o desejo pela liberdade de expressão e a luta pela defesa dos direitos democráticos de nosso povo.
Fazemos um chamado a todos os cidadãos democráticos de Marusi e seus arredores, a todos os movimentos antifascistas, coletividades, sindicatos e associações do bairro, a isolar os fascistas da Aurora Dourada. Juntos podemos conseguir o fechamento das oficinas do Aurora Dourada em Marusi.
Nem em Marusi nem em nenhum lugar. Fora os fascistas de todos os bairros.
Todos na concentração e concerto antifascista na sexta-feira, 10 de outubro de 2014, às 18h30, na estação de metrô de Marusi.
Todos na concentração e marcha antifascista na quinta-feira, 16 de outubro de 2014, às 18h30, na estação de metrô de Marusi.
Iniciativa antifascista de associações e coletividades de Marusi e dos bairros do norte de Atenas
O texto em grego:
https://athens.indymedia.org/post/1532153/
O texto em castelhano:
Tradução > Sol de Abril
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
chuva lá fora –
os pássaros, molhados,
foram embora
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!