[“La Neurosis o Las Barricadas Ed.” põe ao alcance de todas as interessadas leitoras/es um dos mais interessantes trabalhos de Peter Gelderloos: “La anarquía funciona”.]
“La Neurosis o Las Barricadas Ed.” quis pôr ao alcance de todas as interessadas leitoras e leitores um dos mais interessantes trabalhos de Peter Gelderloos, se trata de “La anarquía funciona” (A anarquia funciona), obra com a qual pretendemos levar às livrarias uma aproximação (por desgraça pouco frequente) cheio de vitalidade e otimismo sobre as possibilidades das lutas antiautoritárias:
S i n o p s e
A ideia de que o anarquismo se baseia em uma série de princípios irrealizáveis está francamente divulgada. Isto ocorre inclusive entre muitas das pessoas que consideram que as críticas que este verte sobre as sociedades capitalistas estão cheias de razão. Pelo contrário, as ideias fundamentais do anarquismo tomaram forma em diferentes sociedades ocidentais e não ocidentais ao longo da história e continuam a fazê-lo na atualidade. Essas ideias básicas estão presentes em muitos movimentos, lutas, projetos, espaços ou vivências que questionam o pensamento único que pretende convencer-nos de que a dualidade capitalismo-Estado representa uma conquista irrenunciável para a vida humana.
Assim, “La anarquía funciona” é um caminho lembrado por aquelas sociedades e propostas que põe em dúvida tal prejuízo e contem além disso uma ampla bibliografia que nos permite aproximarmo-nos, seja através de enfoques antropológicos ou históricos, seja através de experiências pessoais, de um leque de mundos que, sem dúvida, mostram que não só há vida além do Estado, senão que a verdadeira vida é, na realidade, aquela que começa onde termina o Estado.
Esperamos que este livro sirva para divulgar diversos projetos (mais ou menos carregados de princípios) libertários em outros lugares do mundo que nos possam servir como experiência e, sobretudo, como reflexão sobre aquilo que fortalece a revolta contra o poder estabelecido.
Mais informações em:
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Noites sem cigarras –
qualquer coisa aconteceu
ao universo.
Serban Codrin
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!