[O longa-metragem selecionado para a 59ª Semana Internacional de Cinema de Valladolid (SEMINCI), seção DOC Espanha, foi produzido pela Confederação Nacional do Trabalho (CNT-AIT) em colaboração com a Associação GuerrillART, a Fundação Anselmo Lorenzo e Malevola Films.]
Apresentação aos meios de comunicação:
Terça-feira, 14 de outubro, às 11h30, Livraria “Ocho y Medio”, Madri (Rua de Martín de los Heros, 11).
Na próxima terça-feira, dia 14 de outubro, se apresentará Memória Viva, um filme documentário que traça os cem anos de trajetória do histórico sindicato CNT através dos testemunhos de seus filiados mais veteranos. O ato contará com a presença do diretor do filme, Antonio J. García de Quirós, e de um dos protagonistas, Juan Mariné Bruguera (Fundador da Academia de Cinema, Medalha de Ouro ao Mérito das Belas Artes em 1990 e o Prêmio Nacional de Cinematografia em 1994). Este veterano cineasta de 93 anos de idade participou da coletivização da indústria do espetáculo, ocorrida durante a Revolução Espanhola pela CNT-AIT em 1936. A apresentação contará também com a participação do diretor de cinema Pablo Nacarino, autor junto a Antonio Artero do documentário Fúria Libertária e vocal de Audiovisuais no Patronato da Fundação Anselmo Lorenzo. No ato se apresentará o trailer do documentário e alguns fragmentos significativos do mesmo, explicando o desenvolvimento que teve o projeto durante seus mais de quatro anos de realização. Também se informará sobre a campanha de crowdfunding que se está fazendo para a difusão e distribuição (também internacional) do filme através do portal webgoteo.org.
Memória Viva: o projeto
O projeto Memória Viva nasceu em 2009 com as gravações da homenagem realizada em Paris aos exilados espanhóis e as vítimas do campo de extermínio nazi de Mauthausen em razão do 70º aniversário do fim da Guerra Civil Espanhola. Nosso objetivo a partir de então se centrou na coleta do maior número possível de testemunhos ligados ao movimento obreiro da CNT, recuperando vozes que caso contrário estariam perdidas. Após cinco anos de trabalho contamos com mais de 80 testemunhos e 300 horas de gravação, fruto de diferentes itinerários pela Península Ibérica, França e Inglaterra, dos quais este documentário é uma pequena parte.
Segundo o diretor Antonio J. García de Quirós, “Memoria Viva” mostra uma trajetória de 100 anos de luta, esperanças e dissabores de várias gerações de espanhóis chegando ao século XXI com mais perguntas que respostas: está tudo perdido? E se não, o quê fica por fazer?
Trailer do filme: http://vimeo.com/107156579
Mais infos: guerrillart.net – memoriaviva.net – cnt.es – goteo.org
Tradução > Sol de Abril
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
flores na mão
saudam uma desconhecida
no cemitério
Carol Lebel
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!