Como começamos
O organizador comunitário, amigo e anarquista que gestiona o Balay Tuklasan Likhaan Infoshop ofereceu generosamente seu outro espaço (previamente vago e inutilizado) para estabelecer um centro autônomo comunitário chamado Feral Crust.
O espaço Feral Crust está localizado na Rua Mabato Brgy.Ibayo, Tipas Taguig, Metrô Manila, Filipinas, em uma rua pública ocupada próxima das instalações industriais (cimento, aço, pecuária, etc.).
Cerca de 33 famílias ocuparam a Rua Mabato para torná-la uma área residencial desde 1989. Feral Crust veio para a Rua Mabato em março de 2014.
Como estamos educando as crianças
Educamos as crianças pautados nos princípios da autodeterminação e da igualdade. Nós tentamos fazer isso juntos e expressando tais valores. Nós acreditamos que podemos aprender a partir da rotina diária e da interação entre as pessoas, incluindo crianças. O Sistema escolar não serve aos interesses e necessidades básicas da população; apenas treina a humanidade inteira para se tornar futura escrava do salário e engrenagem das máquinas submetidas ao capitalismo.
As atividades que normalmente realizamos com as crianças incluem jardinagem, preparação de comida vegetariana, arte (desenhos, estêncil, silk-screen, artesanato de sucata e outros materiais recicláveis, etc.), exibição de filmes, jogos, leituras e escrita, cuidados de plantas e animais, contação de histórias, música, escutar sua condição familiar e problemas, assim como aconselhamento de responsabilidades e respeito.
Renovação
Visto que nosso espaço é muito pequeno, nós tentamos implementar estruturas baseadas em sua utilização. Nós fazemos isso através de reaproveitamento de materiais e recursos. Em termos de infraestrutura, nós mesmos as construímos, como por exemplo, os painéis solares, realizando a manutenção de teto e reparos básicos para que fique estável. A maior parte de nossos recursos vem de doações ou através de outros coletivos e amigos; e alguns foram encontrados nas ruas.
Desalojo
Nós estamos enfrentando desalojo atualmente (5 casas incluindo nosso espaço). A fábrica de cimento quer a estrada livre de ocupantes para estacionar grandes máquinas, caminhões e equipamentos. A solidariedade legal do lado dos ocupantes está progredindo. A fábrica de cimento fez diversas tentativas de convencer o governo local (nível Barangay) a realocar estas 5 casas. Isso foi feito através de suborno. Nós tomamos medidas contra este tipo de cenário e nós mantivemos a nós mesmos preparados para lutar a todo custo. Estamos planejando organizar uma semana comunitária (graffiti, oficinas, refeições coletivas, mercado livre, concertos, etc.) coordenados com nossa associação de bairro que está engajada na campanha contra o desalojo.
Jardinagem
Nós temos atividades regulares uma vez por semana ajudando as crianças a desenvolver seus próprios jardins e as ensinando os elementos básicos de cultivo de alimentos (vegetais, flores e ervas). As oficinas dão ênfase em temas como compostagem, identificação de espécies de plantas comestíveis, planejamento e paisagismo.
Auto-organização e autonomia
Voluntária e informalmente, o coletivo Feral Crust é parte ativa da Associação de Bairro New Mabato Creek Inc.; uma organização popular que se dedica ao bem-estar da comunidade e seu desenvolvimento.
Feral Crust contribui à comunidade compartilhando perspectivas sobre questões sociais, culturais e ambientais, assim como lutas baseadas em experiência direta (local e internacionalmente). Também prática formas alternativas de vida que complementam o valor e o respeito ao ecossistema natural que sustenta muitas espécies vivas.
As atividades do Feral Crust estão centradas primariamente em jardinagem, em construir oficinas Faça Você Mesmo, organizando eventos culturais através da música e da arte, compartilhando recursos e alimentando programas.
Feral Crust também faz parte da vigilância da comunidade local e participa na resolução de programas para questões que afetam direta e indiretamente a comunidade.
Contato: feralcrust@riseup.net
Tradução > Malobeo
Notícia relacionada:
http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2011/10/10/anarquismo-nas-filipinas/
agência de notícias anarquistas-ana
Tremendo de frio
no asfalto negro da rua
a criança chora.
Fanny Dupré
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...