Duas concentrações antifascistas foram realizadas no sábado, 1º de novembro, nos bairros de Marusi e Neo Heraclion, no norte de Atenas. As concentrações foram realizadas simultaneamente a uma concentração convocada pela gangue neonazista Aurora Dourada no local onde um ano antes dois militantes neonazistas haviam caído mortos durante um ataque armado contra os escritórios (hoje fechados) deste partido neonazista.
Na concentração de Marusi participaram uns 500-600 antifascistas, em sua maioria anarquistas, antiautoritários e libertários. Na concentração de Neo Heraclion, realizada perto do local da concentração dos fascistas, participaram uns 150-200 antifascistas, em sua maioria membros de grupos esquerdistas extraparlamentares.
Nenhuma das concentrações antifascistas se transformou em passeata. Por outro lado, cerca de 250 fascistas marcharam até o cemitério de Neo Heraclion, onde estão enterrados os dois neonazistas que foram mortos no ataque armado. Lembramos que alguns dias atrás, a família de um dos dois mortos entrou com uma ação contra o Aurora Dourada solicitando que a gangue fascista pare de fazer uso do nome do morto para fins políticos, e que seja proibida de realizar concentrações em sua memória.
Na foto em anexo se vê uma das faixas exibidas na manifestação na estação de metrô de Marusi. Diz: “Fascistas, voltem para seus buracos. O caminho para a libertação social passará por cima de vocês”.
O texto em castelhano:
Notícias relacionadas:
agência de notícias anarquistas-ana
um dia a casa cai
e nasce dos seus escombros
um novo haikai.
José Carlos de Souza
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...