Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Novembro / 11 / [Espanha] Novo projeto em Granada: CSOA La Redonda

[Espanha] Novo projeto em Granada: CSOA La Redonda

By A.N.A. on 11 de Novembro de 2014

espanha-novo-projeto-em-granada-1

Quem somos?

Este Centro Social se define como assembleário, autogestionário, horizontal, participativo, ativo, vegano e em defesa da terra, feminista e pro-okupação.

Pretendemos que este espaço seja um ponto de encontro, um meio para a ação direta político-social, a geração de alternativas, a transformação social, a autogestão e a autonomia, o desenvolvimento coletivo, a aprendizagem e a crítica. Um espaço onde desenvolvemos tanto pessoal como coletivamente, onde construir também um espaço de ócio e cultura alternativa para o bairro e para qualquer um com vontade de participar, onde se gerem outras formas de relacionarmo-nos.

Este centro social é okupado porque entendemos a okupação como uma ferramenta subversiva contra a propriedade privada, que é um pilar básico do Capitalismo e do Estado. Ao não receber ajudas nem subvenções gestionamos nosso espaço e recursos de maneira autônoma. Consideramos legítimo okupar espaços vazios ou abandonados, para transformá-los em espaços abertos e autônomos que deem liberdade a atividades e projetos combativos, nos quais realizar oficinas, conversas, projeções, shows… Um lugar onde as vizinhas e vizinhos possam reunir-se e fomentar a solidariedade e a cooperação entre pessoas e coletivos implicando-se neste projeto de transformação social.

Este Centro Social se financia sem drogas porque partimos de que o poder utiliza as drogas e o álcool como ferramenta para desmobilização social e o anestesiamento coletivo; daí que nosso tempo de ócio acaba por converter-se em tempo de consumo onde em lugar de nos juntarmos coletivamente para tecer redes e conquistar a autonomia em nossas vidas estamos bêbadxs ou de ressaca. É por isso que não queremos ser cúmplices desta ferramenta do poder dentro de nossos espaços.

Além disso, o álcool e as drogas levaram a diversas situações de violência no Centro Social e as pessoas que se encontravam e/ou encontram nele, por isso queremos construir um espaço são e agradável para todas as que nos encontremos nele.

O Centro Social é vegano porque o veganismo é uma forma de pôr em prática as ideias anti-especistas. Os animais não humanos sofrem vidas de tortura e sofrimento e morrem desnecessariamente para satisfazer as “necessidades” dos humanos. A isto acrescentamos que diariamente estamos acabando com o lugar em que vivemos, o consumo de carnes e derivados animais contribuem para a deterioração dos recursos naturais e a contaminação ambiental.

A liberação animal é parte de uma luta mais ampla contra a opressão, uma opressão que se manifesta de muitas maneiras e que deve ser combatida combinando muitos elementos, mas que tem sua origem na imposição daqueles que tem poder (seja econômico, político, moral, etc.) sobre aqueles que não o tem.

Portanto, para nós a liberação humana há de ir de mãos dadas com a liberação animal, pois a base da escravidão tanto humana como animal é a autodesignação de superioridade, não podemos lutar contra a superioridade imposta por um humano sobre outro através da designação de classes sociais, por exemplo, deixando de lado uma luta da supremacia que impõe o humano sobre seu entorno.

O Centro Social é um espaço feminista porque estamos imersas em uma sociedade machista patriarcal e hétero-normativa, na qual dia a dia se reproduz violência contra as mulheres e as sexualidades dissidentes (lésbicas, transexuais, transgêneros, gays, etc.).

Questionamos as regras de poder protagonistas nas expressões políticas, sociais, culturais, artísticas… perpetuadas historicamente pelo patriarcado, a heterossexualidade, o racismo e o classismo.

Vivemos em um mundo rodeado de violências estruturais e atitudes machistas cotidianas em todas nossas relações. Por este motivo consideramos imprescindível criar espaços de segurança e luta coletiva em todos os espaços que estejamos inseridas, espaços onde construir novas formas de nos relacionarmos, que questionem e rompam com a ordem patriarcal.

E se lembre! Queremos construir um espaço anticapitalista, antiautoritário, coletivo, horizontal e vegano contrário ao heteropatriarcado, o racismo, a lesbofobia, a homofobia, a transfobia e qualquer outro tipo de opressão e relação de poder hierárquica baseada em raça, classe, diversidade funcional ou aparência física. Tudo isso não entrará em debate nem se questionará por ser a base deste projeto.

Se trata de um espaço político onde apostamos pelo respeito a xs demais e buscamos sentir-nos cômodxs e segurxs. Não se passarão por alto atitudes e agressões de tipo machistas, racistas, xenofóbicas, transfóbicas, lesbofóbicas, homofóbicas, capacitistas ou insolidárias… de fato, se responderá ante a elas.

CSOA La Redonda : C/Ronda nº 190, 18003 Granada

Mais infos: csoalaredonda.org

Tradução > Caróu

agência de notícias anarquistas-ana

Na calma do lago
um bufo entre a canarana:
peixe-boi respira.

Anibal Beça

Compartilhe:

Posted in Espaços Autônomos, Mundo | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  2. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  3. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  4. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  5. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários