Centenas de pessoas participaram no dia 8 de novembro passado de uma manifestação antifascista pelas ruas do centro de Varsóvia, com o lema: “Juntos contra o nacionalismo!”. O ato ocorreu na véspera do “Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo”.
Ao longo do protesto, os manifestantes carregavam faixas, cartazes e gritavam slogans antifascistas. “Defenda a liberdade. Lute contra o nacionalismo”, “Juntos contra o fascismo”, “Varsóvia livre do fascismo”, “Fascistas não passarão”, gritavam os ativistas.
Um grande contingente policial acompanhou a movimentação. No início da ação houve uma brutal intervenção policial, e um anarquista foi preso e liberado em seguida, com acusações de “agressão contra um oficial”. Algumas pessoas ficaram feridas no confronto, uma delas foi levada ao hospital.
H i s t ó r i a
O “Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo” foi instituído para lembrar a “Noite dos Cristais” (Kristallnacht ou Reichspogromnacht), de 9 de novembro para 10 de novembro de 1938, em toda a Alemanha e Áustria, onde os nazis queimaram sinagogas, prenderam milhares de judeus e espancaram-nos até à morte, depois de lhes saquearem as casas. Neste dia foram enviados para o campo de concentração de Dachau (uma antiga fábrica de armamento próximo de Munique) cerca de 10.000 judeus. Oficialmente, este dia é tido como o começo do holocausto, mas a perseguição a opositores do regime nazi já existia antes disso.
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
o rio ondulando
a figueira frondosa
no espelho da água.
Alaor Chaves
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!