Centenas de pessoas participaram no dia 8 de novembro passado de uma manifestação antifascista pelas ruas do centro de Varsóvia, com o lema: “Juntos contra o nacionalismo!”. O ato ocorreu na véspera do “Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo”.
Ao longo do protesto, os manifestantes carregavam faixas, cartazes e gritavam slogans antifascistas. “Defenda a liberdade. Lute contra o nacionalismo”, “Juntos contra o fascismo”, “Varsóvia livre do fascismo”, “Fascistas não passarão”, gritavam os ativistas.
Um grande contingente policial acompanhou a movimentação. No início da ação houve uma brutal intervenção policial, e um anarquista foi preso e liberado em seguida, com acusações de “agressão contra um oficial”. Algumas pessoas ficaram feridas no confronto, uma delas foi levada ao hospital.
H i s t ó r i a
O “Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo” foi instituído para lembrar a “Noite dos Cristais” (Kristallnacht ou Reichspogromnacht), de 9 de novembro para 10 de novembro de 1938, em toda a Alemanha e Áustria, onde os nazis queimaram sinagogas, prenderam milhares de judeus e espancaram-nos até à morte, depois de lhes saquearem as casas. Neste dia foram enviados para o campo de concentração de Dachau (uma antiga fábrica de armamento próximo de Munique) cerca de 10.000 judeus. Oficialmente, este dia é tido como o começo do holocausto, mas a perseguição a opositores do regime nazi já existia antes disso.
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
o rio ondulando
a figueira frondosa
no espelho da água.
Alaor Chaves




Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!