[Enquanto em Corinto uns professores de uma escola secundarista optaram por encarregar-se com a repressão das mobilizações estudantis, em várias outras cidades foram realizadas massivas manifestações de estudantes secundaristas.]
Em Corinto, uma pequena cidade perto de Atenas, o diretor e alguns professores de uma escola secundarista trancaram dentro dela seus alunos, para impedir a participação deles na manifestação que aconteceria hoje (13 de novembro de 2014) no centro da cidade. Contudo, os estudantes desta escola avisaram os colegas de outras escolas da cidade, que chegaram em massa fora da escola isolada, gritando lemas de solidariedade e exigindo o fim do cativeiro de seus companheiros.
O diretor da escola chamou a Polícia, e prontamente a escola foi cercada por um bom número de policiais. No entanto, os jovens que estavam dentro e fora da escola não se curvaram ante as ameaças e o terrorismo dos professores e dos policiais. E continuaram se manifestando, e logo os alunos que estavam trancados conseguiram abrir as portas da escola, sair dela e participar na manifestação, juntamente com os jovens de outras escolas da cidade.
Nesta manifestação combativa, mais de 500 estudantes secundaristas marcharam pelo centro da cidade de Corinto, gritando palavras de ordem contra a nova lei, a repressão, inclusive zombando do governo, incitando com um lema para impor exames em jardins de infância. Citamos um dos lemas gritados, que até pouco tempo só se ouvia em manifestações anarquistas: “Policiais, TV, neonazistas: Todas as escórias trabalham em conjunto”.
Ao mesmo tempo, na cidade de Heraclión, Creta, mais de 2.000 estudantes secundaristas foram às ruas, em protesto contra as medidas do governo neoliberal, que promove a memorização, o autoritarismo, a intensificação dos estudos, a esterilização das escolas e sua conversão em instituições totalitárias.
Além disso, uma manifestação e uma marcha teve lugar em Creta, Canea, a segunda maior cidade da ilha (fotos). A manifestação tinha sido convocada em conjunto pela Coordenadoria de luta dos estudantes secundaristas, a Associação dos Professores e pelos pais dos estudantes do ensino médio. Treze escolas secundaristas estão ocupadas na cidade de Canea.
Hoje foram realizadas manifestações e marchas de estudantes secundaristas em Tessalônica, Patras e em outras cidades.
Fotos Corinto:
http://www.cretefocus.gr/2014/11/dynamiki-poreia-mathiton.html
Fotos e vídeos Creta:
http://www.haniotika-nea.gr/fotoreportaz-apo-tin-mathitiki-poria-sta-chania/
Fotos Patras:
http://www.patrasevents.gr/article/136911-patra-poreia-sto-kentro-tis-polis-apo-mathites
O texto em castelhano:
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Bolhas de sabão
perseguidas pela praça —
Crianças sapecas.
Fagner Roberto Sitta da Silva
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!