No 4º Tribunal Oral no Penal, e em data ainda por definir, se iniciará o julgamento contra a companheira Tamara Sol Farías Vergara, prisioneira faz quase um ano no cárcere/centro de extermínio de San Miguel, sob as acusações de homicídio qualificado frustrado e furto simples consumado.
Assim foi fixado após a audiência de preparação do julgamento oral que se realizou nesta segunda-feira, 24 de novembro, em Santiago, oportunidade em que a parte acusadora e a defesa de nossa companheira apresentaram as provas testemunhais, periciais, documentais e evidências materiais que farão parte do julgamento.
O fato concreto é que, a solicitação da defesa de Tamara Sol – a cargo dos advogados Margarita López e Nelson Miranda -, o tribunal excluiu a quase uma dezena de testemunhas (de um total de 28) apresentados pelo Ministério Público, em sua maioria esbirros do 0S-9 e funcionários da sucursal bancária, vários dos quais nunca foram testemunhas diretas dos fatos que se imputam à companheira.
Assim também, o tribunal acolheu a petição da defesa de excluir outros elementos de prova documentais, periciais e materiais apresentados pela Promotoria e pelo representante do BancoEstado, parte requerente particular no caso. Ainda que o anterior gerou otimismo na defesa, assim deve primar a cautela.
Apoio incondicional
A audiência de preparação do julgamento realizada nesta segunda-feira, esteve marcada por uma numerosa presença de companheiras e companheiros que desde o primeiro momento expressaram sua solidariedade e apoio a Tamara Sol e a sua família. Desta vez não foi diferente. Muitas e muitos dos que hoje concorreram até o maldito Centro de Justiça, deixaram de lado suas atividades para estar presentes, apoiando a companheira nesta decisiva instância.
Prova dessa incondicionalidade foi o que se manteve do lado de fora da sala onde se realizou a audiência, apesar da caprichosa restrição de ingresso ordenada pelo juiz, que só autorizou o acesso a cinco pessoas.
Apesar disso, nossa querida Tamara Sol sentiu a companhia desde o exterior. Em seu lindo rosto e seu sorriso pudemos sentir sua energia e a força com a que vem assumindo estes meses de prisão, com a dignidade que lhe caracteriza.
Agora vem a etapa decisiva. Nos próximos dias deverá ficar definida a data de início da audiência oral, assim como o trio de juízes que integrarão o tribunal. O chamado então é para continuar com a solidariedade ativa, até conseguir a liberdade de Tamara Sol e de todxs nossxs companheirxs reféns do Estado e seus cárceres.
Tamara Sol à rua!
Liberdade a todxs, xs presxs libertários, subversivos e anticapitalistas!
Villa Francia, Santiago, 25 de novembro de 2014.
Família Vergara Toledo
Tradução > Sol de Abril
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Frases compostas
no sol que passeia
sob minha caneta.
Jocelyne Villeneuve

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!