No 4º Tribunal Oral no Penal, e em data ainda por definir, se iniciará o julgamento contra a companheira Tamara Sol Farías Vergara, prisioneira faz quase um ano no cárcere/centro de extermínio de San Miguel, sob as acusações de homicídio qualificado frustrado e furto simples consumado.
Assim foi fixado após a audiência de preparação do julgamento oral que se realizou nesta segunda-feira, 24 de novembro, em Santiago, oportunidade em que a parte acusadora e a defesa de nossa companheira apresentaram as provas testemunhais, periciais, documentais e evidências materiais que farão parte do julgamento.
O fato concreto é que, a solicitação da defesa de Tamara Sol – a cargo dos advogados Margarita López e Nelson Miranda -, o tribunal excluiu a quase uma dezena de testemunhas (de um total de 28) apresentados pelo Ministério Público, em sua maioria esbirros do 0S-9 e funcionários da sucursal bancária, vários dos quais nunca foram testemunhas diretas dos fatos que se imputam à companheira.
Assim também, o tribunal acolheu a petição da defesa de excluir outros elementos de prova documentais, periciais e materiais apresentados pela Promotoria e pelo representante do BancoEstado, parte requerente particular no caso. Ainda que o anterior gerou otimismo na defesa, assim deve primar a cautela.
Apoio incondicional
A audiência de preparação do julgamento realizada nesta segunda-feira, esteve marcada por uma numerosa presença de companheiras e companheiros que desde o primeiro momento expressaram sua solidariedade e apoio a Tamara Sol e a sua família. Desta vez não foi diferente. Muitas e muitos dos que hoje concorreram até o maldito Centro de Justiça, deixaram de lado suas atividades para estar presentes, apoiando a companheira nesta decisiva instância.
Prova dessa incondicionalidade foi o que se manteve do lado de fora da sala onde se realizou a audiência, apesar da caprichosa restrição de ingresso ordenada pelo juiz, que só autorizou o acesso a cinco pessoas.
Apesar disso, nossa querida Tamara Sol sentiu a companhia desde o exterior. Em seu lindo rosto e seu sorriso pudemos sentir sua energia e a força com a que vem assumindo estes meses de prisão, com a dignidade que lhe caracteriza.
Agora vem a etapa decisiva. Nos próximos dias deverá ficar definida a data de início da audiência oral, assim como o trio de juízes que integrarão o tribunal. O chamado então é para continuar com a solidariedade ativa, até conseguir a liberdade de Tamara Sol e de todxs nossxs companheirxs reféns do Estado e seus cárceres.
Tamara Sol à rua!
Liberdade a todxs, xs presxs libertários, subversivos e anticapitalistas!
Villa Francia, Santiago, 25 de novembro de 2014.
Família Vergara Toledo
Tradução > Sol de Abril
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Frases compostas
no sol que passeia
sob minha caneta.
Jocelyne Villeneuve
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!