A Fundação Anselmo Lorenzo disponibiliza na rede parte de sua coleção de cartazes (Ver seção de Fundos documentais¹); especificamente, aqueles atualmente digitalizados. O espaço irá se ampliando no futuro conforme o processo de ordenação, classificação e descrição do resto do fundo.
Temos ante nós um catálogo de 200 cartazes anarcossindicalistas que abarcam um amplo período, desde as cuidadas e artísticas litografias dos anos da guerra civil ao modesto cartaz impresso com uma fotocopiadora em tempos mais recentes. Formam uma pequena parte do catálogo de cartazes depositados nos fundos da Fundação Anselmo Lorenzo; um catálogo que indubitavelmente irá crescer com novas colaborações dos companheiros.
Os cartazes são um complemento gráfico ideal para observar o devir da CNT ao longo de várias décadas. Aí estão os lemas, o estilo, as formas, aí estão as denúncias ante a classe trabalhadora de quantas medidas antioperárias houveram de ser denunciadas. Aí estava a CNT sempre, com os honrados e limitados meios que constituem seu tesouro e que se devem ao esforço de sua militância. O descobrimento destes cartazes para os mais jovens e seu redescobrimento para aqueles que já viram passar as décadas na organização, não deixará de surpreender tanto a uns como a outros. Desejamos que sejam ilustrativos.
Fundação de Estudos Libertários Anselmo Lorenzo
C/Peñuelas, 41 -28005 Madri
[1] http://fal.cnt.es/?q=node/579
agência de notícias anarquistas-ana
a praça deserta –
cobrem o velho coreto
os ipês floridos
Carlos Viegas
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!