Mais de 1.000 pessoas, a maioria anarquistas, participaram na tarde deste domingo (30) de uma marcha motorizada em solidariedade com a luta do preso grevista de fome Nikos Romanós. Nikos está a 21 dias de greve de fome exigindo seu direito de permissão de saída da prisão por razões educativas, conforme previsto na legislação relativa às permissões de saídas dos presos que são estudantes.
A marcha começou nos Propileos da velha Universidade, no centro de Atenas, e atravessou a praça principal de Syntagma (Constituição), onde os imigrantes sírios estão em greve de fome, e um pouco mais tarde chegou ao hospital no qual está internado Nikos Romanós, vigiado por fortes forças policiais. Quando os solidários chegaram ao pátio do hospital, Nikos foi para a janela com barras de seu quarto para saudá-los.
Em seguida, a marcha foi para o hospital onde se encontra o preso Giannis Mijailidis, em greve de fome há duas semanas em solidariedade com a luta de Nikos Romanós.
Esta tarde, os solidários com a luta de Nikos Romanós realizaram uma assembleia aberta. As próximas mobilizações serão: manifestação de Karditsa, segunda-feira, 1º de dezembro; manifestações e marchas em Atenas, Patras, Ioánnina, Mitilini e Heraclión, terça-feira, 2 de dezembro; concentração em Tessalônica, na quarta-feira, 3 de dezembro; e uma manifestação em Egaleo, Atenas, na quinta-feira, 4 de dezembro.
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=6KyFcosT-wQ
O texto em castelhano:
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Pé de ipê!
Dá dó de varrer
o tapete lilás.
Cumbuka
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!