“Los hombres no pueden pensar en ser autónomos hasta que no se dé un gobierno hecho por ellos, un gobierno que no sea sobre el pueblo o a favor del pueblo, sino un gobierno hecho por el pueblo. De esta forma las órdenes de este gobierno serán legítimas porque será el pueblo mismo quien las ha dado. Se tratará, según esta concepción, del paso del concepto de autonomía del individuo al concepto de autonomía colectiva de individuos”
Alfredo María Bonanno “No podréis pararnos: La lucha anarquista revolucionaria en Italia”
Aos meios de comunicação Livres e Autônomos
Aos povos em luta
Esta jornada será longa, dura e com raiva!
Os defensores e falsos críticos do sistema capitalista querem dominar e devastar tudo, até mesmo o menor espaço do globo, mas a resposta é e será contundente. Não diálogo nem mediação! Assim foi decidido e empregado por alguns povos na geografia Mexicana, assim se manifestaram nossos irmãos zapotecas dos corajosos povos de Ghi’xhi’ro’ [Álvaro Obregón] e os Ikoots dos povos de San Mateo e San Dionisio del Mar.
Mas a situação é complicada, o caminho da autonomia não é nem será fácil. A necessidade de viver sem a mediação do Estado, sem as instituições do mesmo, sem partidos políticos, mas acima de tudo, sempre optando pelo caminho do apoio mútuo e da coletividade CUSTAM mais do que poderíamos imaginar. Mas esse é o ponto. TUDO OU NADA. TERRA, LIBERDADE OU MORTE, é a utopia pela qual tanto aspiramos e que estamos construindo neste exato momento.
Ontem, 13 de dezembro, por volta das 23h45, aproximadamente 1000 elementos da polícia estadual entraram no povoado de San Dionisio del Mar com a intenção de levar a cabo eleições locais [que pretende realizar neste domingo, 14 de dezembro] que a Assembléia do povo de San Dionisio del Mar já tinha boicotado, pela simples razão de trazer um novo mundo em seu coração e recuperar as formas ancestrais de organização baseadas no apoio mútuo, na coletividade e na assembleia como o órgão máximo de decisão.
O que vem a seguir é incerto, podemos prever um cenário de ataque por parte da polícia [pois esse é o seu trabalho], mas também enxergamos uma autodefesa eminente do povo. Aconteça o que acontecer estaremos com vocês, lado a lado, defendendo os processos autônomos, a gente com vocês, vocês com a gente, cara a cara com o inimigo, desde qualquer trincheira, desde Oaxaca capital até o Distrito Federal faremos ecoar os gritos de solidariedade.
A autonomia incomoda o Estado e o Capital, é por isso que, com todos os meios à sua disposição tentarão esmagar qualquer tentativa de organização horizontal e autônoma. Mas também de nossa parte, com todos os meios possíveis e ao nosso alcance, defenderemos a nossa luta e os processos que, como libertários, temos construído juntas e juntos e ao lado dos povos.
Solidariedade com a Assembleia do povo San Dionisio del Mar!
Solidariedade com a Assembleia comunitária de Ghi’xhi’ro’- Álvaro Obregón!
Solidariedade com os povos autônomos e em luta!
Fora Megaprojetos do país!
Contra o Estado-Capital!
Com a rebeldia defenderemos a autonomia!
A paz entre os povos, Viva a anarquia!
14 de dezembro, Oaxaca Ingovernável
Coletivos:
BARRO negro
Bloque Autónomo de Conciencia Revolucionaria
Proyecto ambulante
Cruz Negra Anarquista México
Individuxs Solidarios del auditorio “Che Guevara”
Regeneración Radio
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Cai a pedra n’água
partindo o espelho do rio:
as nuvens se esvaem.
Ronaldo Bomfim
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!