Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Março / 17 / [Uruguai] Novo material para descarregar: Um passo adiante / A campanha pelo fechamento do zoológico Villa Dolores

[Uruguai] Novo material para descarregar: Um passo adiante / A campanha pelo fechamento do zoológico Villa Dolores

By A.N.A. on 17 de Março de 2015

uruguai-novo-material-para-desca-1Não há ponto no qual o encarceramento se torne aceitável, não existem condições nas quais a escravidão se torne tolerável, não há ao menos para nós que insistimos que com a vida e a liberdade não se negocia, não ao menos para nós que afirmamos que não se pode falar de vida se não há liberdade.

Os responsáveis pelo zoológico Villa Dolores tentam desviar o problema de qualquer forma. As reformas são parte da iniciativa de vários países a nível mundial para uma reestruturação dos zoológicos, isto se traduz com o translado de alguns animais, mas seguir mantendo os  autóctones e inclusive a chegada de outras espécies, além de modificar a estrutura das  jaulas e um repovoamento florestal. Tentam desviar o problema como se se tratasse das condições, como se se tratasse do tamanho das jaulas, de se estão fechados por grades ou por telas ou muito pior, como se se tratasse da origem dos animais. O encarceramento segue sendo encarceramento, mais além das condições e mais além do fato de os animais serem autóctones ou exóticos.

Enquanto as reformas são iminentes, nós seguimos decididos e convencidos de que a única maneira de deter o encarceramento é justamente fechando o zoológico e que só há uma forma de consegui-lo: uma campanha.

Na primeira parte deste texto tentamos aprofundar alguns aspectos da campanha, esperando que seja útil para todos aqueles que ainda não se resignam com a possibilidade de um mundo livre nem a uma luta cujos objetivos sejam muito mais que reformas. Aproveitamos também para anexar na segunda parte alguns textos sobre lutas que conseguiram seus objetivos sem negociar em absoluto a liberdade. Exemplos de outros territórios onde companheiros acreditaram em suas próprias forças para auto-organizar-se e levar adiante lutas com objetivos específicos que resultaram vitoriosas.

Daqui a mensagem é clara, segue e seguirá sendo a mesma: a luta não é pelas condições, é pela liberdade. O zoológico fecha ou fecha.

Coordenação pelo fechamento do zoológico Villa Dolores

Para baixar:

https://cierraelzoo.files.wordpress.com/2015/02/un-paso-adelante.pdf

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/02/13/uruguai-as-reformas-nao-nos-pararao-a-villa-dolores-vamos-fechar/

agência de notícias anarquistas-ana

haicai sem kigô
é de quem bebe saquê
e pisa na fulô

Carlos Seabra

Compartilhe:

Posted in Meio Ambiente, Mundo | Tagged Uruguai, Villa Dolores, zoológico

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários