Uma ação mais dentro das que vieram reiterando para fechar definitivamente o zoológico Villa Dolores. Ontem [28 de agosto] às 18 horas nos concentramos na praça Libertad para às 19 horas começar a marchar, tal como havia prometido previamente o nome da atividade, avançamos ruidosamente e agitadamente pela 18 de julho até a Intendência, organismo responsável pela coisificação e a mercantilização da vida nas jaulas do zoológico.
Ao chegar ao túnel que pela rua San José possibilita o trânsito por debaixo da Intendência se formou um cordão policial com o propósito de impedir a passagem dos manifestantes. A marcha não se considerou intimidada por isto e tentou avançar igualmente gerando-se empurrões e lutas com as forças policiais, esta situação se estendeu durante vários minutos até que a marcha avançou por trás da Intendência para chegar à explanada onde se pretendia ler a proclamação [manifesto].
Ali, com uma grande presença policial disposta a propósito em diferentes pontos a marcha se dirigiu até as portas da Intendência onde se geraram novamente momentos de tensão que culminaram com as forças policiais detendo dois companheiros.
Os companheiros foram transladados à 2ª seccional, localizada em Zelmar Michelini e Maldonado, foram interrogados sobre sua participação na marcha e após as 21 horas se encontravam fora, onde em solidariedade aguardavam uma multidão de companheiros aos quais também lhes haviam colocado um cordão policial para impedir-lhes a chegada à seccional. A solidariedade se estendeu mais além dos companheiros e inclusive houve moradores que desde os balcões dos edifícios bateram panelas enquanto abaixo cantavam lemas em solidariedade. Os companheiros se encontram bem, não lhes atribuíram processos e sobretudo se encontram mais fortes e decididos que nunca.
A enorme presença policial disposta na Intendência não foi nenhuma casualidade, já havíamos avaliado na concentração anterior e reflete algo muito claro, a clara intenção de gerar medo e tentar frear uma luta que a Intendência não sabe como deter. Por sua vez reflete outra coisa ainda mais clara, os passos que a luta está dando para adiante.
O avanço das reformas sobre o cemitério-cárcere Villa Dolores obriga à luta a avançar. O momento o exige, a re-estruturação da escravidão avança e é necessário parar na frente e detê-la. Para transformar a realidade, para dar volta o mundo que transforma todo o vivo em mercadoria, para que ninguém seja entendido como propriedade de ninguém, para que deixem de decidir sobre nossas vidas e sobre as de outros.
Viva a luta pelo fechamento definitivo do zoológico Villa Dolores!
Vivam os companheiros que não ficam quietos nem calados e seguem nas ruas não só dando continuidade à luta senão que dando um passo adiante!
Vivam os que tentaram avançar ontem quando nos negaram passagem!
Não nos pararão!
Coordenação pelo fechamento definitivo do zoológico Villa Dolores
Fonte e mais fotos: cierraelzoo.wordpress.com
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
sementes de algodão
agora são de vento
as minhas mãos
Nenpuku Sato
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…