A Federação Anarquista Ibérica (FAI) em 2013 emitiu um comunicado contra a iminente intervenção imperialista na Síria. Hoje vemos como este país está imerso em uma guerra civil sem quartel de três vias. Neste terreno de jogo, outra vez se confrontam os interesses imperialistas das potências ocidentais, Arábia Saudita e a Rússia. No meio está o povo, que aterrorizado diante da miséria da guerra, foge como pode em busca de uma vida melhor.
E eles não são os únicos, a intervenção imperialista na Líbia contra o ditador Gaddafi, promovida pela União Europeia e os EUA, longe de acabar com o terror ditatorial, deixou o povo líbio na pobreza absoluta em outra guerra civil. Como resultado, gerou outro drama de imigração para a Europa sem precedentes.
A pobreza, miséria e as guerras que os europeus mantêm contras as suas ex-colônias da África Central e do Sul, fazem com que todos os anos milhares de pessoas tentem atravessar o estreito de Gibraltar. Assim, na Europa, que se orgulha da queda do muro de Berlim, da livre circulação e da integração, se levantam muros contra a imigração, no norte da África (Ceuta e Melilla), ou sobre as fronteiras da Hungria e Grécia, etc. Fora da Europa, outros muros como fronteira EUA-México, ou Israel-Palestina, dividem o mundo em um paradoxo em que o Ocidente, Rússia e China se nutrem a base da pobreza extrema do Sul ao Oriente.
A luta por interesses econômicos, energéticos e armamentistas mantém o mundo em suspense em uma política internacional da guerra total que permite a manutenção das sociedades pós-industriais, a custa de manter a miséria da população, com a religião, o fanatismo, o nacionalismo, o medo e a fome.
Ante o caos que está produzindo a Europa e os EUA no Oriente Médio, saudamos o povo Curdo, por um lado, ao promover o federalismo e a autogestão para emancipar-se e por outro lado, pela dureza de ter que enfrentar de um lado os ataques de Estados como a Turquia e do outro o Estado Islâmico.
Contra a guerra, solidariedade entre os povos
Nem guerra entre os povos, nem paz entre classes
Federação Anarquista Ibérica – FAI
federacionanarquistaiberica.wordpress.com
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Espelho d’água
pingos de chuva
pontilhando estrelas
Paladino
Ta bon, a FAI emitiu un comunicado, básicamente o único que fan…
Loita e anarquía