[Este fim de semana será exibido no Espaço INCAA Trelew o documentário “Os Olhos da América”, dirigido por Daiana Rosenfeld e Hannibal Garisto.]
Enredo
América Scarfó estrelou uma das histórias de amor mais apaixonadas e controversas da história da Argentina. Aos quatorze anos conheceu Severino Di Giovanni (27) e rapidamente nasceu o amor. Severino foi uma das figuras mais importantes do anarquismo rio-platense, movimento que deixou marcas indeléveis na militância no país e se tornou o homem mais procurado e temido do país.
A relação se refletiu em reuniões clandestinas, visitas fugazes, cartas de amor e um projeto de economia autossuficiente e de organização horizontal com bases libertárias, até que foi interrompida pela captura e execução de Di Giovanni nas mãos da primeira ditadura militar em 1931, onde também torturaram e assassinaram o seu irmão, Paulino Scarfó, membro do grupo de anarquistas expropriadores. Assim, também morreu uma parte de América.
Tendo em conta que o documentário resgata, a partir de entrevistas originais de América sobre a sua história, correspondências de amor, arquivos de fotos e entrevistas, a vida e a visão de uma mulher pioneira e revolucionária, que depois de sua tragédia, decidiu refugiar-se no anonimato, mas, no entanto, manteve-se fiel aos seus ideais.
Fonte:
http://lu17.com/cultura/los-ojos-de-america-estrena-en-espacio-incaa-de-trelew
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
canta bem-te-vi
sol por todo o lado
natureza sorri
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!