As atividades da Escola Itinerante começaram nas últimas duas semanas! Em Asciano, uma comunidade de Pisa, estamos tentando alcançar o que por muitos anos permaneceu fechado na gaveta mais profunda. Um projeto educativo experimental, destinado principalmente às crianças de seis a dez anos, mas que inicialmente tem atraído muito interesse entre as famílias com crianças de quatro a cinco anos.
Há tempos gritamos acusações contra a escola pública, por uma série de incalculáveis motivos. Por muito tempo temos participado de reuniões e enervantes discussões tediosas, tentando em vão quebrar os mais poderosos moinhos de vento. Desde Setembro as nossas palavras e projetos se tornaram realidade graças ao apoio de muitos amigos e conhecidos. Encontramos a coragem de propor uma alternativa real para a grande máquina escolástica de amassar, que não tem outro propósito além de repetidamente denunciar as manipulações emocionais de meninas e meninas antes do grande dia em que vamos ser sacrificados no altar do mundo do trabalho.
Esta alternativa, que chamamos Escola Itinerante, se propõe a atender às necessidades de meninos e meninas, oferecendo-lhes um lugar no qual se pode aprender, experimentar, abster-se, participar, decidir, exprimir-se de acordo com princípios tanto quanto possível libertários e democratas, com respeito à sua individualidade. Este lugar, espaçoso e magnífico, se chama mundo. Tudo o que precisamos está bem diante de nossos olhos, as descobertas mais excitantes se pode experimentar em cada minuto de nossas vidas. Basta pouco. Para começar: serve uma zona verde, algumas ferramentas e muita imaginação. Posteriormente expandindo os seus horizontes, um pequeno jardim torna-se a base segura a partir da qual se sai para as imediações: uma estrada, uma floresta, uma fonte, um parque público. Lentamente, se percorrem ruas para descobrir lugares inexplorados: um campo, um museu, um teatro, uma praça. E depois? Se o grupo for compacto e respeitoso com seus membros não há limites: os países vizinhos, o mar, o camping. Cada lugar é apropriado para alimentar a fome de conhecimento, se esse vem estimulado e acompanhado de um bom programa educacional.
O potencial deste projeto é enorme, como são as satisfações. Agora estamos na fase inicial e lamento dizer, às vezes a necessidade nos obriga a seguir caminhos que preferimos evitar. Apesar de tudo, temos a grande sorte de poder contar com uma saudável motivação pessoal. Esta motivação surge a partir da forte convicção de poder dar às crianças que nos acompanham ao longo desta estrada a possibilidade de tornarem-se indivíduos felizes, livres das regras repressivas injustas, reclusões forçadas e relações qualitativamente escassas.
O caminho está longe de terminar e não haverá decepções, mas as emoções que essas crianças estão nos dando são tão grandes que nos fazem crer que a alternativa é realmente possível…
A alegria da liberdade, acompanhada de regras comuns e uma boa companhia, pode regalar um sorriso inesperado, transformando o medo em aceitação e um gesto violento em uma carícia.
Educação Pirata: Estamos sorrindo.
educazionepirata.wordpress.com
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
mata quase nua:
um sabiá
canta o outrora
Cláudio Feldman
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!