A seguir, comunicado do Local Autônomo, emitido após uma tentativa de incêndio ao edifício onde está instalado o espaço.
O que você faz em caso de incêndio?
Na madrugada da sexta-feira, 18 de dezembro de 2015, aconteceu uma tentativa de incêndio no Local Autônomo, localizado no bairro de Exarchia, centro de Atenas. Os supostos incendiários utilizaram gasolina e panos para atear fogo na entrada do edifício do Local. Mas a única coisa que conseguiram foi manchar a porta de entrada.
Embora a identidade dos supostos incendiários ainda seja desconhecida, sabemos muito bem qual é a sua origem. É a mesma que durante anos têm colocado como alvo o movimento contestatário e que realiza ataques covardes como este em dezenas de ocupações, espaços autogestionados e projetos sociais.
Todos os que jogam com os “agentes secretos” através da obscuridade hão de compreender a fundo: Em nenhum caso e em hipótese alguma se limitará a atividade polimorfa no âmbito do movimento onde se desenvolvem vários coletivos e projetos no espaço do Local Autônomo. Não há nenhuma possibilidade de que se eliminem as relações sociais de um espaço autogestionado, que em poucos meses completará 18 anos de presença nos bairros de Exarchia e Neapolis, e que participa ativamente nas lutas sociais e de classe.
A nossa resposta será intensificar nossas atividades e nossa ação nos âmbitos (campos) da competência social, continuar fortalecendo as estruturas de solidariedade e os projetos de auto-organização de nossas necessidades, nossas pesquisas teóricas e nossa ação política, os grupos de autoeducação e seus eventos, os comedores coletivos e os projetos sobre alimentação, as exibições de filmes e as apresentações teatrais, de forma ainda mais forte, mais vibrante, mais aberta ao bairro e a sociedade.
Queimaremos-nos apenas quando paramos de traçar os caminhos da emancipação social.
Os companheiros de teto no Local Autônomo:
Local Autônomo, União Sindical Libertária de Atenas, O Comedor Coletivo de Quarta-feira, Grupo de Autoeducação sobre o Capital, Grupo de Autoeducação da Biblioteca de Empréstimo Autogestionada, Grupo de Projeção Palinka, Sindicato de Base dos Trabalhadores nas ONGs, O Armário (Dulapi): Tenda Social de Produtos de Alimentação, Femin@atre contra o patriarcado, o capitalismo e o racismo
O texto em grego:
http://autonomosteki.espivblogs.net/?p=4032
O texto em castelhano:
http://verba-volant.info/es/atenas-tentativa-de-incendio-del-local-autonomo/
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
A frágil libélula
repousando no capim —
Bailado do vento.
Fagner Roberto Sitta da Silva
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!