Loughborough University, U.K. – 14-16 de Setembro de 2016
Tema central: Anarco-feminismo
Call for Papers e Sessões
A resistência global enfrenta tempos turbulentos, em que a esperança vive um equilíbrio instável entre a mobilização inspirada e a contenção reacionária. Em Rojava, comunidades curdas optam pelo socialismo libertário e por uma liderança no feminino numa escala jamais vista desde a Guerra Civil Espanhola, ao mesmo tempo que as potências mundiais bombardeiam a oposição democrática síria, que combate o ISIS. A mobilização de afro-americanos contra a brutalidade policial vai muito para além dos chavões liberais, na tentativa de chamar atenção contra o racismo sistêmico. Ao mesmo tempo, os candidatos no seio do partido republicano superam-se uns aos outros em termos de fanatismo descarado e misoginia. E enquanto os anarquistas são encorajados pelo ressurgimento de protestos populares na sequência da crise financeira global, muito dessa energia tem sido absorvida por iniciativas eleitorais na Grécia, na Espanha, no Reino Unido e nos EUA, justificando preocupações de longa data sobre a cooptação de movimentos que esperam ainda muito do Estado. Nestes dias de incerteza, a elaboração de análises anarquistas, que fazem a ponte entre teoria e prática e falam sobre as necessidades dos movimentos sociais, assume uma importância crescente.
A 4ª Conferência Internacional da Rede de Estudos Anarquistas / The Anarchist StudiesNetwork realiza-se na Universidade de Loughborough (Loughborough University) entre 14-16 de Setembro de 2016. São bem-vindas propostas de papers, painéis e stream de painéis. Encoraja-se especialmente a apresentação de painéis que incluam 3-4 apresentações em torno de um tema comum. Contudo, os papers individuais são também bem-vindos.
Aceitam-se ainda contributos que venham de fora da esfera estritamente universitária, em todas as áreas relevantes para o estudo acadêmico do anarquismo.
O tema central da conferência é o anarco-feminismo. Os objetivos são dois: estimular a discussão em torno das formas de opressão a que os anarquistas se opõem, mas que continuam a ser sentidas pelas organizações anarquistas; e acolher os indivíduos, grupos e comunidades que ainda não tenham participado em eventos da Rede de Estudos Anarquistas / Anarchist Studies Network. Reconhecendo o legado das anarco-feministas / anarquismo feminista e do ativismo das mulheres no anarquismo, pretende-se fortalecer os laços entre anarquistas contemporâneos e feministas na luta contra a opressão e o uso de práticas misóginas e de estruturas hierárquicas de gênero na tentativa de abrir o evento a outro tipo de pessoas marginalizadas. Encorajam-se particularmente candidaturas de mulheres, pessoas trans e não-binárias, ativistas queer, coletivos, pessoas de cor, pessoas com deficiência. Incentiva-se, portanto, a apresentação de painéis em stream na tentativa de superar essa exclusão. Estamos especialmente interessados em apresentações sobre anarquismo e sobre os seguintes temas:
• Teoria queer e anarco-feminista.
• Critica anarco-feminista sobre o Estado.
• Histórias anarco-feministas
• Eco-feminismo, individualismo anarco-feminista, feminismo anarco-primitivista, pós-humanos, cyborg e anarco-feminismo sci-fi (ficção científica).
• Críticas feministas ao anarquismo e anarquistas feministas.
• Interseções entre gênero, sexualidade, raça, classe, tendências e anarquismo.
• Lutas locais anarco-feministas / experiências.
• Amor, sexo, relações (ou resistência a)
• Representações masculinas e femininas e o movimento entre ambas.
• Trabalho sexual e direitos reprodutivos
• O papel das mulheres e das pessoas não-binárias na luta contra o capitalismo.
Aceitamos também contribuições sobre qualquer outro tema relevante para o estudo do anarquismo, com ou sem ligação ao anarco-feminismo.
As conferências ASN visam abrir novas fronteiras em termos de bolsas acadêmicas anarquistas e incentivam a polinização cruzada entre disciplinas, bem como propostas que preencham a lacuna entre a “academia” e outras formas de conhecimento. São bem-vindas também sugestões para a realização de workshops, eventos de arte / performances e peças experimentais. Estamos também abertos à discussão de outras ideias que possam ter.
Enviem, por favor, abstracts em inglês até 250 palavras por paper (multiplicados por painel/ proposta de stream) para: “ASN Co-convenor Uri Gordon” u.gordon@lboro.ac.uk até 14 de Março de 2016.
Anarchist Studies Network: http://anarchist-studies-network.org.uk/
Uri Gordon
Lecturer in Politics and Senior Tutor
Department of Politics, History & International Relations
Loughborough University
LE11 3TU
United Kingdom
Tel. +00 44 (0)1509 223656
http://lboro.academia.edu/UriGordon/
agência de notícias anarquistas-ana
Sobre mim a lua.
Lá atrás das altas montanhas
outro deve olhá-la.
Alexei Bueno
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!