Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Fevereiro / 15 / [Peru] Uma necessária clarificação sobre o Peru Libertário

[Peru] Uma necessária clarificação sobre o Peru Libertário

By A.N.A. on 15 de Fevereiro de 2016

peru-uma-necessaria-clarificacao-sobre-o-peru-li-1

 

A toda a opinião pública, companheiros libertários e aos oportunistas de todas as cores.

Desde o nosso portal Peru libertário desejamos fazer público o nosso mal-estar e rejeição ao repentino uso do nome que empregamos pelo partido político do sr. Vladimir Cerrón Rojas, que tornou oficial em 11 de janeiro deste, sua participação dentro do processo eleitoral nacional.

Na raiz do aparecimento deste agrupamento político se tem colocado algumas dúvidas sobre os nossos possíveis links com aludido partido, pelo qual queremos declarar o seguinte:

O Peru Libertário é um portal lançado no dia 19 de janeiro de 2014 que se circunscreve na linha histórica e ética do movimento libertário internacional; ou seja, dentro do anarquismo como corrente política de rejeição a qualquer sistema partidário que detém o poder governamental e, mesmo ao próprio sistema capitalista e o seu enganoso jogo de democracia burguesa representativa.

Como projeto informativo virtual não temos ligações com nenhuma organização política em particular e muito menos com qualquer partido eleitoreiro, seja de direita ou de esquerda, de modo que apostamos em um trabalho de disseminar notícias e eventos de forma independente e direta.

Ponderamos que o termo “libertário” foi cunhado pelo escritor e anarquista francês Joseph Déjacque como o título de um jornal que publicou em Nova York entre junho de 1858 e fevereiro de 1861, Le Libertaire. Esse termo foi usado e continua a ser utilizado como sinônimo estritamente relacionado ao anarquismo (em oposição ao Liberal) e sua defesa vital da Liberdade como um impostergável valor dentro de um processo de revolução social rumo a um novo mundo sem Estado ou classes sociais que os anarquistas propõem.

Rechaçamos em absoluto o uso e abuso desse termo por certos setores políticos não relacionados com a tradição libertária, esvaziando-o de seu verdadeiro sentido histórico, dimensão conceitual e peso revolucionário anticapitalista.

O partido político “Peru libertário” do Sr. Cerrón Rojas se encontra dentro do pântano de qualquer projeto imediatista sem outro norte do que simplesmente tomar o poder político no governo para continuar perpetuando o status quo das coisas. Apesar de “inflamar” o seu discurso com posições de esquerda combativa e descentralista, não conseguem quebrar o velho esquema de falsa representatividade dos quais se orgulham e somente condenam o adormecimento popular com medidas paliativas que não tocam nada a fundo.

No entanto, como libertários, inimigos claros de toda a manipulação, mentiras, corrupção e autoritarismo, pretendemos não nos relacionar com políticos estranhos ao nosso movimento, assim como fazer uma exigência de que abandonem o patético afã de usar terminologias e conceitos que não os pertencem pois não os entendem e nem os praticam.

Comitê editorial do portal Peru Libertário

Fonte: https://perulibertario.lamula.pe/2016/01/19/nota-de-prensa-una-aclaracion-necesaria-sobre-peru-libertario/bitacoraanarquista/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Tuas mãos na minha pele,
entre os raios do luar
fazem cinema.

Lisa Carducci

Compartilhe:

Posted in Geral | Tagged Peru

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários