Por uma cidade livre do medo!
Sábado, 20 de fevereiro, o partido neofascista Forza Nuova (FN) estará nas ruas para espalhar seus slogans de ódio, intolerância e racismo.
Estas são as provocações que devem ser firmemente rejeitadas se como rejeitou a existência de partidos de extrema-direita fascistas como FN. Agressões, espancamentos e expedições punitivas são constitutivas desta formação e essas práticas são dirigidas para aqueles que são vistos como “inimigos”.
Através de uma campanha exaltando em um suposto choque de civilizações e a visão distorcida e falsa de uma sociedade em caos, esses zumbis propõe a criação de patrulhas e esquadrões que controlem territórios e distritos. A oportunidade de manchar, ruas, praças e a cidade não podem ser aceitas e deve ser resistidas em todos os planos possíveis.
Em Trieste, com a violenta perseguição sofrida pelos eslovenos e croatas, começaram as políticas racistas e discriminatórias do fascismo; aqui foram declaradas as leis raciais de 1938 e aqui foi o campo de extermínio nazista na Itália. Uma cidade que hoje se declara antifascista deve responder com uma recusa explícita e uma ampla e generalizada indignação.
Neste sábado, nós queremos nos encontrar para construir, desde baixo, iniciativas que reúnam diferentes experiências e subjetividades mantendo como pontos fixos o antifascismo e o antirracismo.
Nós queremos criar um momento inclusivo e proativo, contextualizado no presente, reivindicando mais direitos, proteções e dignidade para todos. Através da reunião e intercâmbio de conhecimentos, saberes e ideias, queremos destacar que existem soluções concretas e reais para superar a crise através de práticas mútuas capazes de criar solidariedade comunitária, ciente de que o encontro, a aceitação e respeito pela diversidade são nesses tempos necessários para um enriquecimento e uma maior compreensão mútua.
Pensamos que este é um caminho inevitável, que gostaríamos de iniciar no dia 20 e continuar nos meses seguintes com diferentes e diversas iniciativas nos bairros e nas praças. A esse respeito, sábado vamos discutir e propor a todos uma primeira iniciativa para ser realizada no mês de março.
Estamos esperando por você na Piazza della Borsa às 16 horas para discutirmos juntos e mostrar que há alguém que não aceita a presença fascista e de sua violência prevaricante e identitária.
• Torneio de futebol antirracista
• Música
• Banquetes informativos
Trieste Antifascista e Antirracista
Fonte: https://germinalts.noblogs.org/post/2016/02/14/per-una-citta-libera-dalla-paura/
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Muita brisa à noite.
Dos jasmineiros da rua,
perfumes e flores.
Humberto del Maestro
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!