Pelo menos 200 pessoas, de todas as idades de Trieste, mas também os imigrantes e requerentes de asilo, participaram do protesto na “piazza della borsa” neste sábado (20). Uma praça colorida e animada com música, banquetes e painéis informativos, banners, bebidas, intervenções ao microfone e o torneio de futebol contra o racismo. Definitivamente um bom resultado, sobretudo tendo em conta a organização em menos de uma semana e a participação exclusivamente da cidade sem “reforços” de fora. Fez-se falida a marcha dos fascistas (lançada há duas semanas) que, apesar da presença do resto da região e, provavelmente, também de Veneza, reuniu pouco mais de uma centena de racistas. Sempre demais. É claramente mais um sinal de que as formações explicitamente fascistas não conseguem agregar em torno de si o mal estar racista generalizado, o que se vê, sobretudo, em sua referência política.
O dia bem sucedido hoje, além dos números e do interesse despertado nos transeuntes, é apenas uma etapa do processo de assembleia do “Trieste Antifascista e Antirracista” que, depois das iniciativas contra a liga e os fascistas nos últimos dois meses, queremos propor no próximo período encontros e informações em vários bairros da classe trabalhadora da cidade, indo além das iniciativas de resposta à escória racista. Um percurso propositivo para a cidade combater os sentimentos xenófobos e intolerantes generalizados, que estão direcionados contra os mais fracos, em vez de contra os verdadeiros inimigos (chefes, governos, grandes corporações, etc, etc…). Como anarquistas somos parte ativa deste percurso e estamos laborando para ele ir mais e mais na direção de uma intervenção social e militante que vai além do direito (mas não muito eficaz na prática) apresentando resposta aos vários grupos e partidos xenófobos, quem transformam o discurso e a prática em seu próprio direito. Os próximos meses serão a prova de fogo dessa perspectiva.
Info-action repórter
Fonte e mais fotos: info-action.net/index.php?option=com_content&view=article&id=2716%3Atrieste-presidio-antifa-20-febbraio&catid=186%3Amanifestazioni
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
janela que se abre
o gato não sabe
se vai ou voa
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!