[Nantes em vermelho e preto, Nantes em resistência, Nantes em manifestação! Vitrines repintadas, um belo cortejo e um belo bloqueio.]
Em torno de 400 pessoas marcharam em Nantes dentro da semana de resistência. A bandeirola à frente, ornada com o pássaro do desenho animado “o rei e o pássaro”, chamava à resistência contra os “estados de urgência”, tudo relacionado a Kobané no Kurdistão, Ferguson nos EUA e Notre-Dame-des-Landes na França.
330 policiais impediram o acesso a algumas zonas mas eles não puderam proteger as fachadas de bancos e agências imobiliárias que se encontravam no caminho da manifestação. Com golpes de extintores, garrafas e ovos contendo tinta, os manifestantes vestidos de preto, de capacetes e alguns com máscaras de gás, ‘adornaram’ com tinta e grafites políticos os muros da cidade.
Os policiais se utilizaram de bombas de gás lacrimogêneo seguidos de projéteis, mas o cortejo continuou seu percurso apesar do gás que separou momentaneamente a manifestação em duas. Os escudos portados pelos manifestantes formaram um muro destinado a proteger a manifestação dos tiros policiais de balas “não letais” e de LBD-40.
Os policiais tentaram pressionar ao longo do cortejo nas pequenas ruas do centro, mas sem sucesso. A BAC [polícia] ficou até com medo quando se viu no itinerário dos manifestantes.
Sem feridos nem presos, a manifestação se dispersou em Nefs, em meio a cervejas de 1 euro, em paz.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CFVb7zUbMaM
Fonte: https://paris-luttes.info/manif-de-resistances-contre-les-4916?lang=fr
Tradução > Allyson Bruno
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/12/01/franca-novembro-de-1984-nao-de-2015/
agência de notícias anarquistas-ana
chuva de verão
na janela
uma folha seca
Ricardo Portugal
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!