O Centro Social Autônomo Klinika de Praga precisa do seu apoio!
O Centro Social Autônomo Klinika comemorou seu primeiro aniversário, mantendo um espaço em empréstimo legal em Žižkov, Praga. Os ativistas ocuparam a casa, abandonada e cheia de lixo por cinco anos, ao final de novembro de 2014 e, depois das intervenções da polícia e de negociações de contrato com o Bureau de Representação do Estado em Questões de Propriedade, o centro, chamado Klinika, começou sua programação variada em março de 2015. Durante seu primeiro ano, Klinika se tornou um espaço de reuniões vivo, um centro social com amplo escopo de ajuda. Os ativistas limparam a casa e fizeram reparos elementares. Palestras, debates, cursos de língua, produções teatrais e musicais e oficinas manuais são atividades organizadas regularmente no Klinika. Acontecem oficinas funcionais, uma loja, livraria e café livre, clube de filhos e pais, Mamatata, e uma sala para difusão da Rádio Streetculture. Os planos futuros incluem uma lavanderia, agricultura comunitária, e oficina de porcelana. A programação, que acontece praticamente todos os dias, é totalmente gratuita e funciona com base em doações. “Queremos mostrar o quanto já conseguimos fazer sem dinheiro e sem buscar lucro“, dizem os membros do coletivo Klinika. “Numa sociedade na qual o lucro vem em primeiro lugar, estamos tentando nutrir laços sociais que permitam às pessoas pensarem em si mesmas e nas outras através de uma lógica diferente do que aquela do mercado. Aqui, podem desenvolver relacionamentos, valores e subjetividades baseadas na partilha, na concordância, na cooperação e na ajuda mútua“, completam.
O Klinika também despertou interesse público com uma coleta para ajudar pessoas fugindo de conflitos militares. “Organizamos a coleta como reação às proclamações xenofóbicas e ao comportamento de certa parcela da sociedade Tcheca que se expressa ruidosamente. Queríamos nos pronunciar contra isso e mostrar solidariedade às pessoas passando necessidades“, disseram os membros do coletivo. Obrigado pela coleta, tanto financeira quanto material, foram 150 carros, caminhonetes e caminhões enviados para ajudar nas fronteiras.
A operação do Centro Autônomo Klinika se baseia na minimização de custos, reciclagem e reutilização, ajuda mútua e compartilhamento. O coletivo Klinika rejeita doações, patrocínio estatal ou de benfeitores ricos, que poderiam subsidiar a operação do centro autônomo, porque isso aumentaria a dependência em doações e limitaria a autoadministração, elemento importante do sucesso do Klinika.
Agora, o Klinika está discutindo prolongar o empréstimo com o Buerau para Representação do Estado em Questões de Propriedade. Pelas informações disponíveis, parece que a GIBS (a Inspeção Geral das Forças de Segurança, que é proprietária do prédio no qual o Centro se encontra) está reconsiderando suas demandas iniciais para realocação de seus escritórios. Entretanto, a Autoridade Local para Controle de Edificações anunciou que não prolongariam o contrato atual por mais um ano. O futuro do Klinika agora é incerto, e existe a ameaça de que os ativistas precisem deixar o espaço em 3 de março. Por essa razão, pedimos aos coletivos associados e à mídia internacional que divulguem seu apoio à extensão do contrato por mais um ano. O apoio pode ser em qualquer forma, algumas frases, fotografias simpáticas ou um artigo na mídia.
Em 27 de fevereiro, sábado, às duas da tarde, será a passeata por Klinika em Praga, não só em apoio à Klinika, mas também outros projetos autônomos e iniciativas de ativistas na República Tcheca. O coletivo Klinika também criou uma publicação sobre suas atividades, um vídeo [link abaixo, vale a pena conferir] pedindo apoio e uma compilação musical.
Vídeo: https://vimeo.com/154658216
20. 2. 2016 em Praga
Tradução > G Montenegro
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Uma flor desabrocha
para a vida.
Alegria no jardim.
Aprendiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!