Pessoas sob a denominação de “Espada de Damokles” redecoraram o escritório de administração financeira da Igreja Grega em Tessalônica na semana passada. A ação simbólica, levada a cabo com tinta e um extintor de incêndio, deu às paredes dos sacerdotes uma espessa camada de tinta vermelha. A declaração publicada após a ação deu diversas razões para que tivessem a igreja como alvo, que ao longo de sua história tem frequentemente sido um dos pilares da reação na Grécia.
Retomando a fundação do Estado Grego na década de 1820, a hierarquia da Igreja Grega foi um tanto hostil à revolução contra o Império Otomano, ao contrário do mito posteriormente criado, pois temia perder sua posição de privilégio junto aos Sultões.
Desde então a Igreja buscou assegurar sua posição no topo da sociedade apoiando o nacionalismo do Estado Grego. A declaração enumera os benefícios financeiros e taxas que a Igreja ainda recebe do Estado, incluindo uma recente isenção dos controles de capital. Soma-se a esta história o papel da Igreja como proeminente voz da reação contra imigrantes, refugiados e relacionamentos entre pessoas de mesmo sexo, assim como as ameaças atuais contra o squat Orfanotrofeio em Tessalônica.
Tradução > Anarcopunk.org
agência de notícias anarquistas-ana
Verão de mar brilhante
e o dia marcando passo
na maré vazante
Winston
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!