Pessoas sob a denominação de “Espada de Damokles” redecoraram o escritório de administração financeira da Igreja Grega em Tessalônica na semana passada. A ação simbólica, levada a cabo com tinta e um extintor de incêndio, deu às paredes dos sacerdotes uma espessa camada de tinta vermelha. A declaração publicada após a ação deu diversas razões para que tivessem a igreja como alvo, que ao longo de sua história tem frequentemente sido um dos pilares da reação na Grécia.
Retomando a fundação do Estado Grego na década de 1820, a hierarquia da Igreja Grega foi um tanto hostil à revolução contra o Império Otomano, ao contrário do mito posteriormente criado, pois temia perder sua posição de privilégio junto aos Sultões.
Desde então a Igreja buscou assegurar sua posição no topo da sociedade apoiando o nacionalismo do Estado Grego. A declaração enumera os benefícios financeiros e taxas que a Igreja ainda recebe do Estado, incluindo uma recente isenção dos controles de capital. Soma-se a esta história o papel da Igreja como proeminente voz da reação contra imigrantes, refugiados e relacionamentos entre pessoas de mesmo sexo, assim como as ameaças atuais contra o squat Orfanotrofeio em Tessalônica.
Tradução > Anarcopunk.org
agência de notícias anarquistas-ana
Verão de mar brilhante
e o dia marcando passo
na maré vazante
Winston
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata